Entre o ‘mundo real’ e o ‘mundo possível’: o ‘mundo de referência’ como desafio epistemológico no estudo em comunicação

Autores

  • Beatriz Correa Pires Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717830

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Epistemologia

Resumo

Para o estudo da cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, temos como preocupação inicial a constituição de um corpo epistemológico que estruture nosso olhar, a saber, direcionado ao complexo contexto que envolve o engendramento e a realização desse megaevento esportivo. Destarte, apropriamo-nos das noções de mundo real, mundo de referência e mundo possível para propor uma visada singular sobre processos sócio-comunicacionais e midiáticos de agendamento de uma união mental e um espírito coletivo próprios a um espaço de tempo em sua especificidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Correa Pires Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS com Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - área de Práticas e Culturas da Comunicação. Bolsista Capes/Prosup.

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Dornelles, B. C. P., & Martins, M. N. (2016). Entre o ‘mundo real’ e o ‘mundo possível’: o ‘mundo de referência’ como desafio epistemológico no estudo em comunicação. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497717830

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)