Entre o ‘mundo real’ e o ‘mundo possível’: o ‘mundo de referência’ como desafio epistemológico no estudo em comunicação

Autores

  • Beatriz Correa Pires Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717830

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Epistemologia

Resumo

Para o estudo da cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, temos como preocupação inicial a constituição de um corpo epistemológico que estruture nosso olhar, a saber, direcionado ao complexo contexto que envolve o engendramento e a realização desse megaevento esportivo. Destarte, apropriamo-nos das noções de mundo real, mundo de referência e mundo possível para propor uma visada singular sobre processos sócio-comunicacionais e midiáticos de agendamento de uma união mental e um espírito coletivo próprios a um espaço de tempo em sua especificidade.

Biografia do Autor

Beatriz Correa Pires Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS com Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - área de Práticas e Culturas da Comunicação. Bolsista Capes/Prosup.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Como Citar

Dornelles, B. C. P., & Martins, M. N. (2016). Entre o ‘mundo real’ e o ‘mundo possível’: o ‘mundo de referência’ como desafio epistemológico no estudo em comunicação. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497717830

Edição

Seção

Artigos Livres