Os processos midiáticos para além da mídia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790435Palavras-chave:
Processos Midiáticos, Meios de Comunicação, Midiatização, Dispositivos MidiáticosResumo
Este ensaio busca refletir sobre o papel dos processos midiáticos na configuração de uma epistemologia complexa para se pensar a mídia. Parte-se de uma revisão conceitual a respeito dos meios de comunicação e sua presença na sociedade, buscando compreender o que significa estudar a mídia a partir e para além dela mesma.
Downloads
Referências
ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera. (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. p. 43-60.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A representação política. Elementos para uma teoria do campo político. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. p. 163-208.
BOURDIEU, Pierre. A influência do jornalismo. In: Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 101-117
BOURDIEU, PIERRE. Espaço social e poder simbólico. In: Coisas ditas. São Paulo: Braziliense, 1990. p. 149-168.
CARLÓN, Mario. Sobre lo televisivo: dispositivos, discursos y sujetos. Buenos Aires: La Crujía, 2004.
FOUCAULT, Michel. Espacios diferentes. In: Estética, ética e hermenêutica. Barcelona: Paidós, 1994. p. 431-441.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GOMES, Wilson. O que há de comunicação na comunicação política. In: Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Editora Paulus, 2004. p. 41-82.
IANNI, Octávio. O príncipe eletrônico. In: Enigmas da modernidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 141-166.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.
MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. p. 09-190.
RAMONET, Ignácio. Capítulos I e II. In: La post-televisión. Barcelona: Icaria Editorial, 2002. p.7-32
RODRIGUES. Adriano. A emergência dos campos sociais. In: REVAN, Raimundo Santana (org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Teresina: UFPI, 2000a. p. 189-198.
RODRIGUES. Adriano. A autonomização do campo dos media. In: REVAN, Raimundo Santana (org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Teresina: UFPI, 2000b. p. 199-215.
RODRIGUES, Adriano Duarte. A natureza da técnica. In: RODRIGUES, Adriano Duarte. As técnicas da comunicação e da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1999. p. 18 - 38.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e Cultura: A experiência Cultural na Era da Informação. Lisboa: Presença, 1994.
SCOTT, Lasch. Formas tecnológicas de vida (cap.2) e Teoría mediática (cap.6). In: SCOTT, Lasch. Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu, 2005. p. 39-58, p. 119-138.
SILVA, Armando. Polvos de ciudad. Bogotá: La Balsa, 2005.
SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 19-31.
TAVARES, Frederico de Mello Brandão. Quando o jornalismo encontra a auto-ajuda: midiatização e ressemantização do discurso noticioso. In: Anais do Encontro da Rede Prosul de Comunicação - Seminário Internacional "Midiatização, Sociedade e Sentido". São Leopoldo: Unisinos, 2007. (CD-ROM) 10 f.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. 264 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.