Os processos midiáticos para além da mídia

Auteurs-es

  • Frederico M. B. Tavares Universidade do Vale do Rio dos Sinos image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497790435

Mots-clés :

Processos Midiáticos, Meios de Comunicação, Midiatização, Dispositivos Midiáticos

Résumé

Este ensaio busca refletir sobre o papel dos processos midiáticos na configuração de uma epistemologia complexa para se pensar a mídia. Parte-se de uma revisão conceitual a respeito dos meios de comunicação e sua presença na sociedade, buscando compreender o que significa estudar a mídia a partir e para além dela mesma.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Frederico M. B. Tavares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq - Brasil. Jornalista e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador discente do Grupo de Pesquisa "Estudos em Jornalismo".

Références

ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera. (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. p. 43-60.

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A representação política. Elementos para uma teoria do campo político. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. p. 163-208.

BOURDIEU, Pierre. A influência do jornalismo. In: Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 101-117

BOURDIEU, PIERRE. Espaço social e poder simbólico. In: Coisas ditas. São Paulo: Braziliense, 1990. p. 149-168.

CARLÓN, Mario. Sobre lo televisivo: dispositivos, discursos y sujetos. Buenos Aires: La Crujía, 2004.

FOUCAULT, Michel. Espacios diferentes. In: Estética, ética e hermenêutica. Barcelona: Paidós, 1994. p. 431-441.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

GOMES, Wilson. O que há de comunicação na comunicação política. In: Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Editora Paulus, 2004. p. 41-82.

IANNI, Octávio. O príncipe eletrônico. In: Enigmas da modernidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 141-166.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.

MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. p. 09-190.

RAMONET, Ignácio. Capítulos I e II. In: La post-televisión. Barcelona: Icaria Editorial, 2002. p.7-32

RODRIGUES. Adriano. A emergência dos campos sociais. In: REVAN, Raimundo Santana (org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Teresina: UFPI, 2000a. p. 189-198.

RODRIGUES. Adriano. A autonomização do campo dos media. In: REVAN, Raimundo Santana (org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Teresina: UFPI, 2000b. p. 199-215.

RODRIGUES, Adriano Duarte. A natureza da técnica. In: RODRIGUES, Adriano Duarte. As técnicas da comunicação e da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1999. p. 18 - 38.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e Cultura: A experiência Cultural na Era da Informação. Lisboa: Presença, 1994.

SCOTT, Lasch. Formas tecnológicas de vida (cap.2) e Teoría mediática (cap.6). In: SCOTT, Lasch. Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu, 2005. p. 39-58, p. 119-138.

SILVA, Armando. Polvos de ciudad. Bogotá: La Balsa, 2005.

SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 19-31.

TAVARES, Frederico de Mello Brandão. Quando o jornalismo encontra a auto-ajuda: midiatização e ressemantização do discurso noticioso. In: Anais do Encontro da Rede Prosul de Comunicação - Seminário Internacional "Midiatização, Sociedade e Sentido". São Leopoldo: Unisinos, 2007. (CD-ROM) 10 f.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. 264 p.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-21

Comment citer

Tavares, F. M. B. (2024). Os processos midiáticos para além da mídia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 6(2). https://doi.org/10.5902/2175497790435

Numéro

Rubrique

Artigos Livres