As sombras do Expressionismo no filme Noir Italiano Processo Alla Città

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497748197

Palavras-chave:

Cinema noir, Expressionismo Alemão, Cinema italiano. Processo Alla Città.

Resumo

O propósito deste estudo é apresentar alguns dos principais elementos do cinema expressionista alemão recuperados pelo cinema noir, analisando de que maneira são trabalhados no filme italiano Processo Alla Città (1952), de Luigi Zampa. Portanto, busca-se resgatar um pouco da história do cinema expressionista e do gênero cinematográfico noir, bem como da produção analisada. Os principais teóricos utilizados neste trabalho são Arruda, Augusti, Frezza, Nappi, Nazário, Resende, Wood, tendo como base as metodologias propostas por Vanoye e Goliot-Lété (1994) e Rose (2002). O estudo evidencia que, embora o filme seja pouco conhecido pelo grande público, possui os principais elementos de uma narrativa noir, em especial aqueles que visam aumentar o clima de suspense.

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Biografia do Autor

Alexandre Rossato Augusti, Unipampa - Universidade Federal do Pampa

Pós-doutor com bolsa Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com estágio sanduíche na Università degli Studi di Salerno (Itália). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Cinema Pela Universidade Franciscana (Santa Maria, 2019). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). É professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa, unidade de São Borja, desde 2006, atualmente na categoria de professor adjunto. É membro do grupo de Pesquisa Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção), o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, atuando enquanto docente principalmente com Radiojornalismo. Investiga enfaticamente o cinema, trabalhando com o tema hedonismo no cinema noir.

Luís Paulo Müller Schmitt, Unipampa - Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Tem experiência na área de Comunicação e Cinema

Dionatan dos Santos Farias, Unipampa - Universidade Federal do Pampa

Graduação em andamento em Jornalismo.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Augusti, A. R., Schmitt, L. P. M., & Farias, D. dos S. (2023). As sombras do Expressionismo no filme Noir Italiano Processo Alla Città. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(48). https://doi.org/10.5902/2175497748197

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Seção

Artigos Livres