A contribuição de Stuart Hall para os estudos de raça e etnicidade no cinema brasileiro nos anos 1960 E 70

Autores

  • Pedro Vinicius Asterito Lapera Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717749

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro. Stuart Hall. Estudos de raça/etnicidade

Resumo

Este artigo pretende explorar um panorama da produção cinematográfica brasileira entre os anos 1960 e 70 a partir das representações de raça e de etnia mobilizadas por alguns filmes do período, aliando a isso o referencial intelectual formulado por Stuart Hall em sua obra. Nosso artigo terá como base a seguinte questão: de que modos as ideias de Hall sobre cultura popular e massiva auxiliam-nos a conectar diferentes momentos da história do cinema brasileiro? Nossa hipótese principal é a de que ao longo do período analisado, há uma tensão entre a retórica do nacional-popular e a formulação de identidades raciais e/ou étnicas, ora pendendo para uma visão homogeneizante de povo, ora reconhecendo as assimetrias e hierarquias presentes nas diferentes identidades.

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Biografia do Autor

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Fundação Biblioteca Nacional

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional

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Publicado

24-08-2015

Como Citar

Lapera, P. V. A. (2015). A contribuição de Stuart Hall para os estudos de raça e etnicidade no cinema brasileiro nos anos 1960 E 70. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497717749

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação, Identidades Raciais e Racismo