A contribuição de Stuart Hall para os estudos de raça e etnicidade no cinema brasileiro nos anos 1960 E 70
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497717749Keywords:
Cinema Brasileiro. Stuart Hall. Estudos de raça/etnicidadeAbstract
Este artigo pretende explorar um panorama da produção cinematográfica brasileira entre os anos 1960 e 70 a partir das representações de raça e de etnia mobilizadas por alguns filmes do período, aliando a isso o referencial intelectual formulado por Stuart Hall em sua obra. Nosso artigo terá como base a seguinte questão: de que modos as ideias de Hall sobre cultura popular e massiva auxiliam-nos a conectar diferentes momentos da história do cinema brasileiro? Nossa hipótese principal é a de que ao longo do período analisado, há uma tensão entre a retórica do nacional-popular e a formulação de identidades raciais e/ou étnicas, ora pendendo para uma visão homogeneizante de povo, ora reconhecendo as assimetrias e hierarquias presentes nas diferentes identidades.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.