A crise aérea na mídia brasileira: significados e articulações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497712937Palavras-chave:
Crise Aérea, Teoria do Discurso, Mídia.Resumo
Resumo
O presente artigo buscou explorar o discurso da crise aérea sob a ótica dos meios de comunicação e assim compreender como essas mídias significam a crise. A abordagem desse trabalho se desenvolveu na perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Moufee (1987). Foi percebido que, de maneira geral, as mídias privadas são divididas no que diz respeito a considerar, ou o Governo ou as empresas aéreas – com foco na GOL e na TAM – como culpadas. Há uma cadeia de equivalência no discurso da revista Veja e do portal G1 em culpar o Governo por essa crise, enquanto que o Estadão culpa as empresas. Todavia, os blogs tiveram posturas antagônicas às mídias privadas em busca de defender os controladores, considerados por esses blogs como injustiçados. O uso do software Nvivo auxiliou na análise dos dados das reportagens, cuja coleta se deu pelos documentos em trinta e três sites e dez blogs, com reportagens de 2006 a 2013.
Palavras-Chave: Crise Aérea; Teoria do Discurso; Mídia.
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