A crise aérea na mídia brasileira: significados e articulações

Autores

  • Jouberte Maria Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Everaldo Silva da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497712937

Palavras-chave:

Crise Aérea, Teoria do Discurso, Mídia.

Resumo

Resumo

 

O presente artigo buscou explorar o discurso da crise aérea sob a ótica dos meios de comunicação e assim compreender como essas mídias significam a crise. A abordagem desse trabalho se desenvolveu na perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Moufee (1987). Foi percebido que, de maneira geral, as mídias privadas são divididas no que diz respeito a considerar, ou o Governo ou as empresas aéreas – com foco na GOL e na TAM – como culpadas. Há uma cadeia de equivalência no discurso da revista Veja e do portal G1 em culpar o Governo por essa crise, enquanto que o Estadão culpa as empresas. Todavia, os blogs tiveram posturas antagônicas às mídias privadas em busca de defender os controladores, considerados por esses blogs como injustiçados. O uso do software Nvivo auxiliou na análise dos dados das reportagens, cuja coleta se deu pelos documentos em trinta e três sites e dez blogs, com reportagens de 2006 a 2013.

Palavras-Chave: Crise Aérea; Teoria do Discurso; Mídia.

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Biografia do Autor

Jouberte Maria Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Jouberte Maria Leandro Santos

Doutoranda e bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Linha de Pesquisa Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação - MTI

E-mail: joubertemaria@gmail.com

Carlos Everaldo Silva da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Linha de Pesquisa Organização, Cultura e Sociedade – OCS.

E-mail: carloseveraldo@gmail.com

Endereço: Rua Pres. Agostinho da S. Neves.

Conj. Santo Eduardo, Q.05, 986, Maceió-AL.

Telefone: (82) 91428123

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado 3 do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Pesquisador nível 1D do CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC/UFPE)

Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2475/2101, Praça Silva Jardim, Recife/PE, CEP 52.061-540.

Telefone: 81 2126-7178

 

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Santos, J. M., Costa, C. E. S. da, & Mello, S. C. B. de. (2015). A crise aérea na mídia brasileira: significados e articulações. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/2175497712937

Edição

Seção

Edição Completa