Funil midiático: retrato da presença das agências de notícias nacionais no jornalismo de norte a sul

Autores

  • Hebe Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497712415

Palavras-chave:

agências de notícias nacionais, jornalismo regional, conglomerados de mídia

Resumo

Este artigo mostra a presença das agências de notícias nacionais em 10 diferentes jornais sediados nas principais capitais brasileiras, de forma a traçar um retrato do jornalismo brasileiro que se coloca dependente dos serviços noticiosos dos três maiores grupos de mídia impressa do País – O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo –, que selecionam temas e geram conteúdos, interpretações e análises dos fatos não só para suas edições diárias, mas através de suas próprias agências, alimentam jornais em diversas regiões do País. A pesquisa se orienta pela perspectiva da sociologia das redações, que concentra um conjunto de estudos como newsmaking e gatekeeping, com o objetivo de compreender o modus operandi e atuação das agências de notícias nacionais no jornalismo brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista e professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Mestrado pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Também é professora do Mestrado em Jornalismo e coordenadora do Curso de Jornalismo (graduação) da UEPG.

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Publicado

11-12-2014

Como Citar

Oliveira, H. M. G. de. (2014). Funil midiático: retrato da presença das agências de notícias nacionais no jornalismo de norte a sul. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497712415

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo