Funil midiático: retrato da presença das agências de notícias nacionais no jornalismo de norte a sul
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497712415Mots-clés :
agências de notícias nacionais, jornalismo regional, conglomerados de mídiaRésumé
Este artigo mostra a presença das agências de notícias nacionais em 10 diferentes jornais sediados nas principais capitais brasileiras, de forma a traçar um retrato do jornalismo brasileiro que se coloca dependente dos serviços noticiosos dos três maiores grupos de mídia impressa do País – O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo –, que selecionam temas e geram conteúdos, interpretações e análises dos fatos não só para suas edições diárias, mas através de suas próprias agências, alimentam jornais em diversas regiões do País. A pesquisa se orienta pela perspectiva da sociologia das redações, que concentra um conjunto de estudos como newsmaking e gatekeeping, com o objetivo de compreender o modus operandi e atuação das agências de notícias nacionais no jornalismo brasileiro.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.