Funil midiático: retrato da presença das agências de notícias nacionais no jornalismo de norte a sul

Auteurs-es

  • Hebe Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497712415

Mots-clés :

agências de notícias nacionais, jornalismo regional, conglomerados de mídia

Résumé

Este artigo mostra a presença das agências de notícias nacionais em 10 diferentes jornais sediados nas principais capitais brasileiras, de forma a traçar um retrato do jornalismo brasileiro que se coloca dependente dos serviços noticiosos dos três maiores grupos de mídia impressa do País – O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo –, que selecionam temas e geram conteúdos, interpretações e análises dos fatos não só para suas edições diárias, mas através de suas próprias agências, alimentam jornais em diversas regiões do País. A pesquisa se orienta pela perspectiva da sociologia das redações, que concentra um conjunto de estudos como newsmaking e gatekeeping, com o objetivo de compreender o modus operandi e atuação das agências de notícias nacionais no jornalismo brasileiro.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista e professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Mestrado pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Também é professora do Mestrado em Jornalismo e coordenadora do Curso de Jornalismo (graduação) da UEPG.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-11

Comment citer

Oliveira, H. M. G. de. (2014). Funil midiático: retrato da presença das agências de notícias nacionais no jornalismo de norte a sul. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497712415

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo