Ética, comunicação em contextos organizacionais e a defesa do consumo consciente.
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca das construções discursivas enunciadas por organizações e consumidores acerca da noção de consumo consciente. Partimos do debate sobre ética, comunicação organizacional e consumo para analisar a polissemia que permeia as definições sobre o que seriam as práticas de consumo consciente. A partir deste quadro teórico realizamos um estudo empírico no qual analisamos discursos de quatro empresas e de 10 consumidores entrevistados. Além de sinalizar algumas das premissas éticas implicadas nos discursos sobre o consumo consciente, verificamos como estas se convertem em um importante valor para a comunicação organizacional enquanto se atribui aos sujeitos/consumidores a principal “responsabilidade moral” pelas práticas de consumo que melhoram o bem estar geral.
http://dx.doi.org/10.5902/2175497710722
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Universidade Federal de Santa Maria
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PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019
ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática
e-mail: revistaanimus@ufsm.br
Classificação Qualis-CAPES: A3
Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8
DOI: 10.5902/21754977
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