Ética, comunicação em contextos organizacionais e a defesa do consumo consciente.

Autores/as

  • Luiz Peres-Neto Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710722

Palabras clave:

Ética, comunicação organizacional, consumo consciente.

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão acerca das construções discursivas enunciadas por organizações e consumidores acerca da noção de consumo consciente. Partimos do debate sobre ética, comunicação organizacional e consumo para analisar a polissemia que permeia as definições sobre o que seriam as práticas de consumo consciente. A partir deste quadro teórico realizamos um estudo empírico no qual analisamos discursos de quatro empresas e de 10 consumidores entrevistados. Além de sinalizar algumas das premissas éticas implicadas nos discursos sobre o consumo consciente, verificamos como estas se convertem em um importante valor para a comunicação organizacional enquanto se atribui aos sujeitos/consumidores a principal “responsabilidade moral” pelas práticas de consumo que melhoram o bem estar geral.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497710722

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Biografía del autor/a

Luiz Peres-Neto, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM

Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM

Publicado

2013-12-23

Cómo citar

Peres-Neto, L. (2013). Ética, comunicação em contextos organizacionais e a defesa do consumo consciente. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 12(24). https://doi.org/10.5902/2175497710722

Número

Sección

Comunicação nas organizações e mundo do trabalho