ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228226Palavras-chave:
Leitura, Estratégias de Leitura, Universidade, Letramento AcadêmicoResumo
É notória e inquestionável a importância da compreensão textual no meio acadêmico, tendo em vista que os conhecimentos transmitidos na universidade são compartilhados, principalmente, através dos textos. Por isso, torna-se basilar para o futuro desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, profissional dos graduandos que a compreensão textual se efetive de maneira eficaz. Foi a partir desse contexto que surgiu a motivação para realizar este trabalho que teve como objetivo reunir contribuições de teóricos que se dedicaram a elaborar estratégias de leitura para auxiliar os graduando no processo de compreensão dos textos que circulam na academia. Para elaboração do mesmo, foi necessário lançar mão de uma pesquisa bibliográfica com intuito de aproximar teoria científica e prática pedagógica. No decorrer do estudo ficou evidente a importância da leitura na vida dos acadêmicos bem como o papel fundamental dos professores no processo de intervenção através de estratégias que auxiliem os discentes a compreender e dialogar com os textos presentes na academia.
Downloads
Referências
ALCARÁ, A. R. Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação em
universitários: estudos de validade de medidas. Universidade São Francisco. Itatiba, 2012.
BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de Avaliação de Estratégias de
Aprendizagem. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2001.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
PISA. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-dealunos. Acesso em: 20 jan. 2015.
DAUSTER, T. A invenção do leitor acadêmico: quando a leitura é um estudo. Leitura:
Teoria e Prática, Campinas, n. 41, p. 73-83, 2003.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
JACOBOWITZ, T. AIM: A metacognitive strategy for constructing the main idea of
text. Journal of Reading, p. 620-624, 1990.
JOLY, M. C. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros:
estudo de validade divergente. Univ. Psychol Bogotá, v.6, p. 507-521. 2007.
JUNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura na educação química e na formação docente:
necessidades e contribuições de um planejamento crítico. Universidade Estadual Paulista.
Araraquara, 2011.
KOPKE, H. F. Estratégias para Desenvolver a Metacognição e a Compreensão de Textos
Teóricos na Universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 1(2-3), 59-67. 1997.
LUCKESI, C. C. et al. Fazer universidade: uma proposta pedagógica. 14.ed. São Paulo:
Cortez, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Cortez, 2008.
MELLO, M. T. Gêneros textuais: teoria e prática numa escola municipal de Pirapetinga.
Universidade Católica de Petrópolis. Petrópolis, 2014.
MONEREO, C. Las estratégias de aprendizajeenlaeducacíon formal: enseñar a pensar y sobre
el pensar. Infancia y aprendizaje, v. 50, p. 3-25. 1990.
OGLE, D. M. K-L-W: A teaching model that develops active reading of expository text. The
Reading Teacher, 39: 564-70, 1986.
PAVÃO, A. A dimensão formadora da universidade na construção do habitua da leitura e da
escrita. 27ª Reunião da Anped, 2004.
POZO, J. I. Estratégias de aprendizagem. Em: C. Coll, J. Palácios & A. Marchesi (Orgs.),
Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação (p. 176-197). Tradução
de Angélica Mello Alves. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.
PULLIN, E. M. M. Estratégias de leitura usadas por alunos de graduação e mestrado de
educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v.11, n.34, p. 971-996, set./dez. 2011.
RESENDE, V. B. Letramento escolar: eventos e apropriações de gêneros textuais por
adolescentes; Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.
SANTOS, A. O. M. Um gênero é pouco, dois é bom, três nunca é demais... reflexões
sobre o uso de textos e as estratégias de leitura na escola. Universidade Federal da Bahia.
Salvador. 2005.
SÉLIS, P. S. Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários.
Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, 2008.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo:
Cortez, 2007.