A LITERATURA SURDA E A LIBRAS COMO MEDIADORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A APRENDIZES SURDOS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225725

Parole chiave:

Língua Portuguesa para surdos, LIBRAS, Literatura surda

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do uso da língua e da linguagem como forma de inclusão social. Mais especificamente, com base em estudos sobre educação de surdos e sobre inclusão escolar e social (SKLIAR, 2005; QUADROS, 2008; PRADO, 2015, entre outros) e na relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua de instrução para esse aprendiz surdo, o objetivo é apresentar e descrever relatar algumas estratégias de ensino de leitura e escrita a alunos surdos, tendo a contação de história em LIBRAS como passo inicial para outros ensinamentos. Resultados apontam que a aprendizagem é mais eficiente quando a L1 do aprendiz é utilizada como a língua de instrução, levando-o à interação com seus pares e ao letramento.

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Biografie autore

Osilene Maria de Sá e Silva Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professora Adunta Do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, onde atua no ensino presencial e a distancia do curso de Pedagogia. Atua na Pós-Graduaçaõ do INES e do Mestrado Profissional da Universidade Federal Fluminense (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão).

Membro de grupos de pesquisa sobre ensino de Língua Portuguesa para surdos e sobre abordagens da Línguistica Sistêmico Funcional.

Cleudes Moreira de Jesus Alves, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

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Pubblicato

2017-09-30

Come citare

Cruz, O. M. de S. e S., & Alves, C. M. de J. (2017). A LITERATURA SURDA E A LIBRAS COMO MEDIADORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A APRENDIZES SURDOS. Linguagens & Cidadania, 18(1). https://doi.org/10.5902/1516849225725