Alegria e festa colorida no "Día de Muertos": a cultura mexicana na aula de Língua Espanhola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222828

Palabras clave:

Espanhol, Língua Estrangeira, Cultura, Dia de Finados

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar a sequência de uma aula desenvolvida para abordar um aspecto cultural de língua espanhola: o “Día de Muertos”, celebração tradicional da cultura mexicana comemorada no dia 02 de novembro. Este material foi desenvolvido pelos estudan-tes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Espa-nhol) da Universidade Federal de Santa Maria e foi trabalhado com alunos do Primeiro Ano do Ensino Politécnico do Colégio Estadual Manoel Ribas participante do projeto. .Para o planeja-mento do material didático o grupo contou com a participação de uma mexicana, aluna do pro-grama de pós- graduação do PPGL. .A sequência didática buscou contemplar a história, a tra-dição e o modo de celebração dessa data no México, contrastando-a com a cultura brasileira. Os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos da língua espanhola a partir das atividades desenvolvidas em aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cinara Leal Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Debora Lemes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Voluntária no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

Citas

AGUILAR, A. G. Los entierros en el noreste mexicano. Cuadernos del Patrimonio Cultural y Turismo, Cd. do México, v. 16, novembro 2006.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. D. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

ATTIAS, I. L. La celebración del Día de Muertos en la Candelaria, Coyoacán. Cuadernos del Patrimonio Cultural y Turismo, Cd. do México, v. 16, novembro 2006.

BARROS, J. 2007. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm> Acesso em: 09 fev. 2014.15

CANALE, M. De la competencia comunicativa a la pedagogia comunicativa del lenguaje. In: LLOVERA, M. Competencia comunicativa: documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madri: Edelsa, 1995. p. 63-68.

COHEN, R. Página do Gaúcho. Disponivel em: <http://www.paginadogaucho.com.br/pers/20mais.htm>. Acesso em: 27 out. 2012.

GELABERT, M. J.; BUESO, I.; BENÍTEZ, P. Producción de materiales para la enseñanza de español. Madrid: Arco Libros, S. L., 2002.

HYMES, D. H. Acerca de la competencia comunicativa. In: LLOBERA, M. Competencia Comunicativa. Madrid: Edelsa, 1994.

IBGE, 2010. População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de religião. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_4.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

JUCA, P. UOL MAIS, 2011. Disponivel em: <http://mais.uol.com.brview/967sjydad5b3/dia-de-finados-04028C1A396CCC912326?types=A&> Acesso em: 24 out. 2012

KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

LUJÁN, J. E. M. Que viva el Dìa de Muertos: rituales que hay que vivir en torno a la muerte. Cuadernos del Patrimonio Cultural y Turismo, Ciudad. de México, v. 16, noviembre 2006.

NODARI, J. I.; ROTTAVA, L. Relato de experiência de um curso de curta duração envolvendo falantes de inglês aprendizes de português em imersão: expectativas reveladas pelas crenças. Revista Letr@ Viv@, UFPB – DLEM, v. 11, 2012. ISSN 1.

NOVASKI , E.; WERNER, M. Abordagem cultural na aula de língua estrangeira. Revista de letras, v. 4, 2011. Disponível em http://revistas.utfpr.edu.br/ct/rl/index.php/rl/search/authors/view?firstName=Elisa%20Novaski%20e&middleName=&lastName=Maristela%20Pugsley%20Werner&affiliation=&country= Acesso em 13 dez. 2013.

PAZ, O. El laberito de la soledad. España: Fondo De Cultura Económica, 1998.

SALAS, M. R. English Teachers as Materials developers. Actualidades Investigativas en Educacion, v. 4, n. 2, 2004.16

SARMENTO, S. Ensino de cultura na aula de língua estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL, v. 2, n. 2, março 2004.

SEDUC, 2011. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_perguntas_respostas.pdf> Acesso em: 18 out. 2013.

UNESCO. Unesco, 2013. Disponivel em: <http://www.unesco.org/culture/ich/es/RL/00054>. Acesso em: 13 jun. 2013.

Publicado

2016-07-03

Cómo citar

Azevedo, C. L., Lemes, D., Maldonado, M. C. T., & Marchesan, M. T. N. (2016). Alegria e festa colorida no "Día de Muertos": a cultura mexicana na aula de Língua Espanhola. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222828