A construção da interação, identidades e atitudes na conversação: uma co-construção por meio de escolhas lexicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225508

Palavras-chave:

Análise da conversação, Interação na conversação, Construção da identidade no texto conversacional

Resumo

A análise da conversação pode ser estudada partindo da construção de determinados papéis sociais e também de determinadas concepções de mundo constituindo assim, a identidade dos interlocutores na interação social. A partir desse princípio, pretende-se neste trabalho, por meio de uma conversação espontânea dentro de uma prática discursiva conversacional no âmbito da vida social, analisar como se constroem a interação e a identidade de alunos de graduação de uma determinada instituição, considerando elementos como o contexto especifico, materiais verbais, paraverbais e não verbais, e a construção de relações e atitudes. Para o andamento desta análise, consideraram-se os modelos propostos pelos teóricos, Gee (1999), e Orecchioni (2014). Os resultados permitem entender que o contexto permeia a interação. Por meio dessa interação, determinadas identidades e atividades são construídas, realizando determinadas escolhas lexicais para essa construção.

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Biografia do Autor

Lourdes Maria Azucena Molina, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Cinara Leal Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Voluntária no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ, 1967.

GEE, J. An introduction to Discourse Analysis, Theory and Methods, Routledge, London, 1999.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Molina, L. M. A., Azevedo, C. L., & Marchesan, M. T. N. (2017). A construção da interação, identidades e atitudes na conversação: uma co-construção por meio de escolhas lexicais. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225508

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