Modelos conceituais: a construção de modelos mentais na escola
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228541Palabras clave:
Modelos conceituais, Modelos mentais, EscolaResumen
Neste trabalho, discutiremos as idéias sobre modelos conceituais utilizando o estudo de Borges (1997). Referenciado neste estudo, tentaremos identificar, em um grupo de estudantes, se os mesmos conseguem construir modelos mentais de eletromagnetismo, basicamente sobre a concepção do campo eletromagnético, e os fenômenos relacionados ao mesmo. Visando subsidiar a tentativa de construção de um novo modelo, buscamos oferecer indicativos para uma melhor organização didática que leve a uma efetiva compreensão conceitual.Descargas
Citas
ALVARENGA, B. & MÁXIMO, A. Curso de Física. Vol.3. São Paulo: Spicione, 2000.
ASTOLFI, J.P. & DEVELAY, M. A didática das ciências. São Paulo: Papirus, 1995.
BORGES, A. T., O papel do laboratório no ensino de Ciências. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. MOREIRA, M.A. et al. (org.) Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 1997.
BORGES, T. Como Evoluem os modelos mentais. Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. Vol. 1, No. 1, 85-125, 1999.
BORGES, T. Um Estudo de Modelos Mentais. Investigações em Ensino em Ciências. Porto Alegre, 1997. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/borges.htm.
BUNGE, M. Natureza dos objetos conceituais. In: Bunge, M. Epistemologia: Curso de atualização. (tradução Cláudio Navarra). EDUSP. São Paulo. P.39-50, 1980.
BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DRIVER, R. Psicologia cognoscitiva y esquemas conceptuales de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias, Vol. 4, nº1, p. 3-15, 1986.
FOUREZ, G. Alfabetización Cientifica y Tecnológica: acerca de las finalidades de las enseñanza de las ciencias. Ediciones Colihue, Buenos Aires, Argentina, 1997.
GASPAR, A. FÍSICA. Vol.3. São Paulo: Ática, 2000.
MARTINAND, J. L.(1986), Enseñanza y a aprendizaje de la modelización. Enseñanza de las Ciencias, 4(1), pag. 45, 1986.
MOREIRA, M. A. Modelos Mentais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 95-108, dez. 1996.
PIETROCOLA, M. Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em ensino de Ciências. Vol. 4, n. 3, dezembro de 1999. Disponível em: www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol4/n3/v4_n3_a3.htm.
PINHEIRO, T. F., Aproximação entre a Ciência do Aluno na Sala de Aula da 1ª Série do 2º Grau e a Ciência dos Cientistas: Uma Discussão. Dissertação de Mestrado em Educação, Florianópolis, UFSC, 1996.