O EMBATE DE FORÇAS TRAVADO DURANTE O PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA ATRAVÉS DA OPERAÇÃO DE NEGAÇÃO

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849238082

Schlagworte:

Heterogeneidade discursiva. Discurso de Dilma. Negação. Formação-discursiva.

Abstract

 

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir o embate de forças travado durante o processo de impeachment da presidenta Dilma, tomando como corpus empírico a sua carta de defesa, enviada ao Senado Federal, em 16 de agosto de 2016; e seu último pronunciamento, enquanto presidenta, em 29 de agosto do referido ano. Para tanto, discute-se, primeiramente, a concepção de Heterogeneidade Discursiva, trazendo pressupostos teóricos de Authier-Révuz e autores que se filiam à Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana. Dando seguimento, aborda-se a heterogeneidade discursiva através da operação de negação, a qual surge no discurso de Dilma através de duas operações discursivas, quais sejam: o discurso transverso e o enunciado dividido. É a partir desses dois funcionamentos discursivos que operamos a análise discursiva. Conclui-se, a partir dessa análise, que o embate de forças travado durante o processo de impeachment, fez vir à tona uma discursividade fortemente marcada pelo político, que no discurso de Dilma marca-se a partir da operação de negação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Andrêssa Santos Galvão, FURG

Licenciada em Letras Português/Espanhol pela FURG, Especialista em Linguística e ensino de Língua Portuguesa pela FURG e Mestra em Letras pela UcPel.

Literaturhinweise

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). In: Cad. Est. Ling., Campinas, (19): 25-42, jul./dez. 1990.

______. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

CAZARIN, Ercília Ana. Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.

______. Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998); Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

INDURSKY, Freda. Polêmica e Denegação: dois funcionamentos discursivos da negação. In: Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, Vol. 19, jul./dez. 1990.

______. A memória na cena do discurso. In: Memória e história na/da Análise do Discurso. Org: Indursky, Freda; Mittmann, Solange; Ferreira, Maria Cristina. Campinas, Mercado das Letras, 2011.

______. A fala dos quartéis e as outras vozes. Tese de Doutoramento, Campinas, 1992, publicada pela Editora da UNICAMP, 2013.

MITTMANN, Solange. Heterogeneidade constitutiva, contradição histórica e sintaxe. In: Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras/ Universidade de Passo Fundo. Vol. 1, nº 1. Passo Fundo: Ed. Da Universidade de Passo Fundo, 2005.

ORLANDI, Eni, P. Terra à vista!: discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Un

Veröffentlicht

2020-09-23

Zitationsvorschlag

Santos Galvão, A. (2020). O EMBATE DE FORÇAS TRAVADO DURANTE O PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA ATRAVÉS DA OPERAÇÃO DE NEGAÇÃO. Linguagens & Cidadania, 21(1). https://doi.org/10.5902/1516849238082