ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: REVISÃO DOS MÉTODOS E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849225530Palavras-chave:
Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, Métodos de Ensino, Aprendizagem de LínguasResumo
Neste trabalho, faz-se uma reflexão sobre as abordagens e métodos que influenciam o ensino de Língua Portuguesa aos alunos surdos. A escolha do tema baseia-se nas dificuldades encontradas para o ensino de uma segunda língua a esses alunos e na recomendação dos dispositivos legais acerca dele. Optou-se pela pesquisa de revisão bibliográfica com ênfase qualitativa, pautada no trabalho de autores renomados da área do ensino de segunda língua para surdos. Verificou-se, em linhas gerais, que o ensino baseado no trabalho com gêneros textuais, conforme propõe Ramos (2004), permite maior contextualização e reflexão sobre os usos e funções da língua. Dessa forma, apresenta-se, também, uma proposta de unidade didática sobre o gênero textual receita.Neste trabalho, faz-se uma reflexão sobre as abordagens e métodos que influenciam o ensino de Língua Portuguesa aos alunos surdos. A escolha do tema baseia-se nas dificuldades encontradas para o ensino de uma segunda língua a esses alunos e na recomendação dos dispositivos legais acerca dele. Optou-se pela pesquisa de revisão bibliográfica com ênfase qualitativa, pautada no trabalho de autores renomados da área do ensino de segunda língua para surdos. Verificou-se, em linhas gerais, que o ensino baseado no trabalho com gêneros textuais, conforme propõe Ramos (2004), permite maior contextualização e reflexão sobre os usos e funções da língua. Dessa forma, apresenta-se, também, uma proposta de unidade didática sobre o gênero textual receita.Downloads
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