ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: REVISÃO DOS MÉTODOS E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari Morais Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC) https://orcid.org/0000-0001-6075-4101
  • Hellen Ferreira Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225530

Palavras-chave:

Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, Métodos de Ensino, Aprendizagem de Línguas

Resumo

Neste trabalho, faz-se uma reflexão sobre as abordagens e métodos que influenciam o ensino de Língua Portuguesa aos alunos surdos. A escolha do tema baseia-se nas dificuldades encontradas para o ensino de uma segunda língua a esses alunos e na recomendação dos dispositivos legais acerca dele. Optou-se pela pesquisa de revisão bibliográfica com ênfase qualitativa, pautada no trabalho de autores renomados da área do ensino de segunda língua para surdos. Verificou-se, em linhas gerais, que o ensino baseado no trabalho com gêneros textuais, conforme propõe Ramos (2004), permite maior contextualização e reflexão sobre os usos e funções da língua. Dessa forma, apresenta-se, também, uma proposta de unidade didática sobre o gênero textual receita.Neste trabalho, faz-se uma reflexão sobre as abordagens e métodos que influenciam o ensino de Língua Portuguesa aos alunos surdos. A escolha do tema baseia-se nas dificuldades encontradas para o ensino de uma segunda língua a esses alunos e na recomendação dos dispositivos legais acerca dele. Optou-se pela pesquisa de revisão bibliográfica com ênfase qualitativa, pautada no trabalho de autores renomados da área do ensino de segunda língua para surdos. Verificou-se, em linhas gerais, que o ensino baseado no trabalho com gêneros textuais, conforme propõe Ramos (2004), permite maior contextualização e reflexão sobre os usos e funções da língua. Dessa forma, apresenta-se, também, uma proposta de unidade didática sobre o gênero textual receita.

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Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Caricari Morais, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC)

Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC)

Hellen Ferreira, Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC)

Pós-graduanda em Educação de Surdos pelo Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC)

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

Morais, F. B. C., & Ferreira, H. (2017). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: REVISÃO DOS MÉTODOS E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. Linguagens & Cidadania, 18(1). https://doi.org/10.5902/1516849225530