EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229405

Palavras-chave:

Língua, Educação linguística, Educação inclusiva, Tecnologias

Resumo

Os padrões ideacionais da Língua são propósitos inclusivos dos falantes às experiências sociais. Os objetivos deste trabalho são: discutir a educação linguística na identidade dos sujeitos com deficiência; correlacionar a educação linguística com as finalidades da Educação Inclusiva; elencar as tecnologias disponíveis no exercício linguístico de uso da Língua Materna, e refletir como a escola inclusiva valoriza o exercício linguístico na formação estudantil com o uso tecnológico na promoção das práticas acessíveis de linguagem. Assim, as excursões, aqui, projetam-se em ações valorativas do contexto social e ético dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, Parauapebas - PA.

Mestre pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

BAGNO, M. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

DOMINGUES, C. dos A.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. de P. Características da baixa visão. In: DOMINGUES, C. dos A. [et al]. A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual – baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

FARACO, C. A. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

LUCCHESI, D. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. R. (Orgs.). Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

PERINI, M. A. Princípios de linguística descritiva: introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

RODRIGUES, A. D. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ROPOLI, E. A. [et al]. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SANTOS, M. T. da C. T. O Projeto Político Pedagógico, autonomia e gestão democrática. In: ROPOLI, E. A. [et al]. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SCHIRMER, C. R. [et al]. Atendimento Educacional Especializado: deficiência física. Brasília – DF: Cromos, 2007.

SOUSA, I. V. de. Tecnologia acessível: reflexões sobre a utilização de recursos tecnológicos sonoros como acessibilidade aos textos literários para o aprendiz com deficiência visual. In: DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. V. 1, nº 02, p. 84-103, jan/jun. 2015. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/925>. Acesso em: 15 mar. 2017.

SOUSA, I. V. de. Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos. In: RIBANCEIRA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). Belém, volume. VI, número 1, jan/jun. 2016. Disponível em: < https://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira/article/view/882>. Acesso em: 15 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Sousa, I. V. de. (2017). EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229405