Uma solução possível para a indisciplina: a avaliação

Autores

  • Ângela Luzia Flain Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229191

Palavras-chave:

Indisciplina, Avaliação, Mau-comportamento

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma como a avaliação está sendo aplicada na escola e as possíveis causas da indisciplina em sala de aula. O que se constata, hoje, é um distanciamento entre o que propõe a legislação e o uso da avaliação, e a indisciplina se transforma num fator crescente que prejudica a aprendizagem e desestabiliza as relações em sala de aula. Acreditamos que uma   solução possível para os problemas de indisciplina, seria o uso efetivo da avaliação, preponderantemente, qualitativa, levando alunos e professores a refletirem sobre a sua prática, porque é só através da reflexão que se pode chegar a mudanças de atitude.

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Biografia do Autor

Ângela Luzia Flain Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria e professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Ferreira, Ângela L. F. (2017). Uma solução possível para a indisciplina: a avaliação. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229191