Uma solução possível para a indisciplina: a avaliação

Auteurs-es

  • Ângela Luzia Flain Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849229191

Mots-clés :

Indisciplina, Avaliação, Mau-comportamento

Résumé

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma como a avaliação está sendo aplicada na escola e as possíveis causas da indisciplina em sala de aula. O que se constata, hoje, é um distanciamento entre o que propõe a legislação e o uso da avaliação, e a indisciplina se transforma num fator crescente que prejudica a aprendizagem e desestabiliza as relações em sala de aula. Acreditamos que uma   solução possível para os problemas de indisciplina, seria o uso efetivo da avaliação, preponderantemente, qualitativa, levando alunos e professores a refletirem sobre a sua prática, porque é só através da reflexão que se pode chegar a mudanças de atitude.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ângela Luzia Flain Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria e professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Références

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: Indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa, org. Indisciplina na escola - Alternativas teóricas e práticas. São Paulo, SP: Summus editorial, 1996.

ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente in: NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Portugal: Porto Editora. LDA, 1995.

HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LUCKESI, Cipriano C. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1999.

MCLAREN, Peter. Rituais na Escola - Em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

MENEGOLLA, Maximiliano. E agora escola? Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

MOSQUERA, Juan. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1978.

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In

ESTRELA, Albano, NÓVOA Antônio. A avaliação em educação: novas perspectivas. Portugal: Porto Editora, 1993.

PUGLISI, Alfio, A. Revista de Educación La Obra. N. 11. Buenos Aires: Ediciones La Obra, 1988.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Porque avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2017-09-24

Comment citer

Ferreira, Ângela L. F. (2017). Uma solução possível para a indisciplina: a avaliação. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229191