Modelos conceituais: a construção de modelos mentais na escola

Autores

  • Alfredo Müllen da Paz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228541

Palavras-chave:

Modelos conceituais, Modelos mentais, Escola

Resumo

Neste trabalho, discutiremos as idéias sobre modelos conceituais utilizando o estudo de Borges (1997). Referenciado neste estudo, tentaremos identificar, em um grupo de estudantes, se os mesmos conseguem construir modelos mentais de eletromagnetismo, basicamente sobre a concepção do campo eletromagnético, e os fenômenos relacionados ao mesmo. Visando subsidiar a tentativa de construção de um novo modelo, buscamos oferecer indicativos para uma melhor organização didática que leve a uma efetiva compreensão conceitual.

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Biografia do Autor

Alfredo Müllen da Paz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor de Física no Ensino Médio do Colégio de Aplicação e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação, laboratório e atividades experimentais, informática.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Paz, A. M. da. (2017). Modelos conceituais: a construção de modelos mentais na escola. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228541