Linguagem e consciência: mediação para uma prática reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228540Palavras-chave:
Linguagem, Consciência, Prática reflexivaResumo
Este artigo discute a importância de se conceber a linguagem como processo interlocutivo nas práticas educacionais e o papel desse sistema simbólico na formação da consciência do indivíduo. Também chama atenção para a importância de o docente desenvolver uma prática reflexiva e uma formação continuada não só na construção de novos caminhos, mas também na desconstrução de outros já instaurados.Downloads
Referências
ALVES, C. V. P. Aluno: produto discursivo das práticas escolares. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.
DELORS, Jacques e outros. Educação: Um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco, 1998.
ESTEBAM, M. T. e ZACCUR, E. A pesquisa como eixo de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FURLANETTO, M. M. Escrita e Cidadania: desafio político-pedagógico. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.
GERALDI, J.W. Portos de passagem. 4. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
MORAM, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moram, João Manuel, T. Masetto e BEHRENS, Marilda Aparecida.
Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
MION, R. A. Emancipação e esclarecimento na investigação-ação. In: MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (orgs.) Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001.
PALANGANA, I. C. Trabalho, linguagem e consciência: uma mediação que fundamenta a prática escolar. In: BIANCHETTI, Lucídio (org.) Trama & texto. São Paulo: Plexus, 1996.
SOUZA, O. O texto nas atividades escolares, produção de conhecimento e autoria. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2005.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico – do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.