Linguagem e consciência: mediação para uma prática reflexiva

Clarice Vaz Peres Alves

Resumo


Este artigo discute a importância de se conceber a linguagem como processo interlocutivo nas práticas educacionais e o papel desse sistema simbólico na formação da consciência do indivíduo. Também chama atenção para a importância de o docente desenvolver uma prática reflexiva e uma formação continuada não só na construção de novos caminhos, mas também na desconstrução de outros já instaurados.

Palavras-chave


Linguagem; Consciência; Prática reflexiva

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. V. P. Aluno: produto discursivo das práticas escolares. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.

DELORS, Jacques e outros. Educação: Um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco, 1998.

ESTEBAM, M. T. e ZACCUR, E. A pesquisa como eixo de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FURLANETTO, M. M. Escrita e Cidadania: desafio político-pedagógico. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.

GERALDI, J.W. Portos de passagem. 4. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1997.

MORAM, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moram, João Manuel, T. Masetto e BEHRENS, Marilda Aparecida.

Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

MION, R. A. Emancipação e esclarecimento na investigação-ação. In: MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (orgs.) Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001.

PALANGANA, I. C. Trabalho, linguagem e consciência: uma mediação que fundamenta a prática escolar. In: BIANCHETTI, Lucídio (org.) Trama & texto. São Paulo: Plexus, 1996.

SOUZA, O. O texto nas atividades escolares, produção de conhecimento e autoria. In: BOHN, Hilário e SOUZA, Osmar (orgs.) Escrita e Cidadania. Florianópolis: Insular, 2003.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2005.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico – do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1516849228540

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores da revista L&C:

                                                                                          


Órgãos aos quais a revista L&C pertence:

 

                              

 

E-ISSN 2674-6921. Revista Qualis B3, área de Letras e Linguística, Classificações de Periódicos Quadriênio 2017-2020 (CAPES).