Linguagem e consciência: mediação para uma prática reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228540

Palavras-chave:

Linguagem, Consciência, Prática reflexiva

Resumo

Este artigo discute a importância de se conceber a linguagem como processo interlocutivo nas práticas educacionais e o papel desse sistema simbólico na formação da consciência do indivíduo. Também chama atenção para a importância de o docente desenvolver uma prática reflexiva e uma formação continuada não só na construção de novos caminhos, mas também na desconstrução de outros já instaurados.

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Biografia do Autor

Clarice Vaz Peres Alves, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Letras - Português / Inglês e respectivas Literaturas - pela Universidade Católica de Pelotas (1997), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada - pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do grupo de pesquisa Educação e Psicologia Histórico-Cultural. Tem experiência nas áreas de Letras, Educação e Educação a Distância, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, produção de textos, escrita acadêmica e formação de professores.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Alves, C. V. P. (2017). Linguagem e consciência: mediação para uma prática reflexiva. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228540