Difusão escrita de conhecimento técnico-científico para um público pouco escolarizado

Autores

  • Andréa Franciéle Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228538

Palavras-chave:

Difusão escrita, Conhecimento técnico-científico

Resumo

Uma das formas de adequar o trabalho campesino às necessidades mercantis é a chamada extensão rural. Inicialmente fornecida apenas pelos governos, hoje também se tornou comum no setor privado e consiste basicamente em fazer uma ponte entre o homem do campo e as novas descobertas da ciência. Essa assistência, devido ao problema das longas distâncias, muitas vezes é oferecida via rádio, televisão e veículos impressos, como jornais, revistas e cartilhas. Em nosso estudo, verificamos que existem aspectos importantes a considerar em um jornal rural: a não familiarização dos produtores rurais com os modelos da cultura escolarizada e a questão do conhecimento prévio desses produtores, tanto em termos de conhecimento de mundo como lingüístico.

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Biografia do Autor

Andréa Franciéle Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora na área de Linguística, tem interesse especial nos temas que envolvem política de línguas e línguas em contato. Desenvolve esses temas na interface com a Comunicação e as Relações Internacionais, com ênfase à região platina. É Doutora e Mestre em Letras-Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação tanto em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa como em Comunicação Social - Jornalismo por essa mesma universidade. Desde 2008, é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, no campus Frederico Westphalen.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Weber, A. F. (2017). Difusão escrita de conhecimento técnico-científico para um público pouco escolarizado. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228538