Difusão escrita de conhecimento técnico-científico para um público pouco escolarizado

Autor/innen

  • Andréa Franciéle Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228538

Schlagworte:

Difusão escrita, Conhecimento técnico-científico

Abstract

Uma das formas de adequar o trabalho campesino às necessidades mercantis é a chamada extensão rural. Inicialmente fornecida apenas pelos governos, hoje também se tornou comum no setor privado e consiste basicamente em fazer uma ponte entre o homem do campo e as novas descobertas da ciência. Essa assistência, devido ao problema das longas distâncias, muitas vezes é oferecida via rádio, televisão e veículos impressos, como jornais, revistas e cartilhas. Em nosso estudo, verificamos que existem aspectos importantes a considerar em um jornal rural: a não familiarização dos produtores rurais com os modelos da cultura escolarizada e a questão do conhecimento prévio desses produtores, tanto em termos de conhecimento de mundo como lingüístico.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Andréa Franciéle Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora na área de Linguística, tem interesse especial nos temas que envolvem política de línguas e línguas em contato. Desenvolve esses temas na interface com a Comunicação e as Relações Internacionais, com ênfase à região platina. É Doutora e Mestre em Letras-Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação tanto em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa como em Comunicação Social - Jornalismo por essa mesma universidade. Desde 2008, é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, no campus Frederico Westphalen.

Literaturhinweise

BORDENAVE, J.D. O que é comunicação rural? São Paulo: Brasiliense, 1985.

FARNHAM-DIGGORY, S. Cognitive process in education. Nova York: Harper Collins, 1992.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Terra e paz, 1977.

LAGER, J.A. Specify reading/writing process. In. Irwin, J.W.; DOYLE, M.A. Reading/Writing connections: Learning from research. Nova york: Internacional Reading Association, 1992.

MOURA, M.P. A organização conceitual em adultos pouco escolarizados. In. OLIVEIRA, M.B; OLIVEIRA, M.K. Investigações Cognitivas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

OLIVEIRA, M.K. Organização conceitual e escolarização. In. OLIVEIRA, M. B; OLIVEIRA, M. K. Investigações Cognitivas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

TREVISAN, E. Leitura: coerência e conhecimento prévio: uma exemplificação com o frame carnaval. Santa Maria: Ed. UFSM, 1992.

Veröffentlicht

2017-08-09

Zitationsvorschlag

Weber, A. F. (2017). Difusão escrita de conhecimento técnico-científico para um público pouco escolarizado. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228538