Argumentação e leitura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228537Palavras-chave:
Argumentação, LeituraResumo
Neste estudo, busca-se mostrar a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o trabalho com textos argumentativos, neste caso, a carta do leitor. As fases do desenvolvimento da capacidade de leitura serão relacionadas ao perfil do leitor da revista Veja, buscando-se mostrar que esse leitor, adulto, é o escritor das cartas argumentativas. Os estágios de leitura mostram que as pessoas só estão maduras para o trabalho com pensamento dialético, em geral, por volta dos 18 anos. Também será observada, nas cartas do leitor, a presença de diferentes tipos de raciocínio, como o dedutivo e o indutivo.Downloads
Referências
CABRAL, S.R.S. Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor como construção da experiência. 124f. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
FARNHAM-DIGGORY, Silvia. Cognitive process in education. Nova York: Harper Collins, 1992.
GENTNER, Dedre et al. Metaphor is like analogy. In: Gentner, D., Holyoak, K.J., Kolinov, B.N. (eds.). The analogical mind: perspectives from cognitive science. Cambridge MA: MIT Press, 2001.
HEBERLE, V.M. Substantivos anafóricos. In: MEURER, J.L. & MOTTA-ROTH, D., organizadores. Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1997.
PASSOS, C. M. T. V. dos. As Cartas do Leitor nas revistas Nova Escola e Educação. In: DIONÍSIO, A. P. & BESERRA, N. S. (org.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
PERELMAN, Chaïm & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumenta- ção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Revistas Veja do ano de 2004.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, 2000.