Argumentação e leitura

Autori

  • Samariene Lúcia Lopes Pillon Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228537

Parole chiave:

Argumentação, Leitura

Abstract

Neste estudo, busca-se mostrar a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o trabalho com textos argumentativos, neste caso, a carta do leitor. As fases do desenvolvimento da capacidade de leitura serão relacionadas ao perfil do leitor da revista Veja, buscando-se mostrar que esse leitor, adulto, é o escritor das cartas argumentativas. Os estágios de leitura mostram que as pessoas só estão maduras para o trabalho com pensamento dialético, em geral, por volta dos 18 anos. Também será observada, nas cartas do leitor, a presença de diferentes tipos de raciocínio, como o dedutivo e o indutivo.

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Biografia autore

Samariene Lúcia Lopes Pillon, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pelo PPGL-UFSM (2007). Membro da banca de avaliadores de redação do Vestibular/Peies da UFSM. Tutora a distância do EAD-UAB-UFSM.

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Pubblicato

2017-08-09

Come citare

Pillon, S. L. L. (2017). Argumentação e leitura. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228537