A realidade do trauma: configurações ficcionais no romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X75301

Palavras-chave:

Em câmara lenta, Walter Benjamin, Testemunho, Autoficção

Resumo

Análise do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós, considerando as posturas estéticas em sua intrínseca relação com a história e a política da época. No decorrer do trabalho, serão chamadas à baila [a] as noções de memória e trauma disseminadas na obra de Walter Benjamin e [b] sua relação com os estudos de Márcio Seligmann-Silva e Jeanne Marie Gagnebin a respeito do testemunho e o real, atentando para [c] as considerações de Diana Irene Klinger sobre a realidade da autoficção – procedimento que encontra ressonâncias na obra em pauta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestrando em Letras do PPGL/Ufes. Bolsista Capes. 

Referências

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. 2. ed. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, p. 57-64, 2004.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. Hemerson Baptista e José Carlos Martins Barbosa. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento. In: ______. Rua de mão única. Trad. José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, p. 143-277, 2009.

CACASO. Grupo escolar [1974]. In: ______. Lero-lero. Rio de Janeiro: 7 Letras; São Paulo: Cosac & Naify, p. 135-169, 2002.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: ______. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 264-298, 2001.

FRANCO, Renato. Literatura e catástrofe no Brasil: anos 70. In: SELIGMANNSILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, p. 355-374, 2003.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O que significa elaborar o passado? Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, p. 97-105, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, p. 107-118, 2006.

GINZBURG, Jaime. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. In: KEIL, Ivete; TIBURI, Marcia (Orgs.). O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, p. 141-160, 2004.

GINZBURG, Jaime. Escritas da tortura. In: TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, p. 133-149, 2010.

KLINGER, Diana Irene. A escrita de si: o retorno do autor. In: Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, p. 19-57, 2007.

LASCH, Markus. Em câmara lenta: representações do trauma no romance de Renato Tapajós. Texto apresentado no IV Colóquio do Projeto Temático “Escritas da Violência”, Campinas, IEL/Unicamp, 2010.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. In: ______. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização de Jovita Maria Gerheim

Noronha. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 13-45, 2008.

MAUÉS, Eloísa Aragão. Em câmara lenta, de Renato Tapajós: a história do livro, experiência histórica da repressão e narrativa literária. 2008. 205 f. Dissertação (Mestrado em História) – FFLCH/USP, São Paulo, 2008.

ROUANET, Sérgio Paulo. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d‟Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2007.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura e trauma: um novo paradigma. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura de testemunho: os limites entre a construção e a ficção. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, Memória, Literatura: O testemunho na Era das

catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, p. 375-386, 2003.

SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. 2. ed. revista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta: romance. 2. ed. revisada. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

Passos, L. dos. (2012). A realidade do trauma: configurações ficcionais no romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós. Literatura E Autoritarismo, (9), 31–50. https://doi.org/10.5902/1679849X75301