The reality of trauma: fictional configurations in the novel Em câmara lenta, by Renato Tapajós
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X75301Keywords:
Em câmara lenta, Walter Benjamin, Testimony, Self fictionAbstract
This paper aims to analyze the novel Em câmara lenta, of Renato Tapajós, considering the aesthetic postures in their intrinsic relationship with the history and politics of the time. In this observation it will be required a small exposure of [a] the notions of memory and trauma in the work of Walter Benjamin and [b] its relationship with the studies of Márcio Seligmann-Silva and Jeanne Marie Gagnebin about the testimony and the real, attempting to [c] the considerations of Diana Irene Klinger about the self fiction’s reality.
Downloads
References
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. 2. ed. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, p. 57-64, 2004.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. Hemerson Baptista e José Carlos Martins Barbosa. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento. In: ______. Rua de mão única. Trad. José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, p. 143-277, 2009.
CACASO. Grupo escolar [1974]. In: ______. Lero-lero. Rio de Janeiro: 7 Letras; São Paulo: Cosac & Naify, p. 135-169, 2002.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: ______. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 264-298, 2001.
FRANCO, Renato. Literatura e catástrofe no Brasil: anos 70. In: SELIGMANNSILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, p. 355-374, 2003.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O que significa elaborar o passado? Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, p. 97-105, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, p. 107-118, 2006.
GINZBURG, Jaime. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. In: KEIL, Ivete; TIBURI, Marcia (Orgs.). O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, p. 141-160, 2004.
GINZBURG, Jaime. Escritas da tortura. In: TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, p. 133-149, 2010.
KLINGER, Diana Irene. A escrita de si: o retorno do autor. In: Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, p. 19-57, 2007.
LASCH, Markus. Em câmara lenta: representações do trauma no romance de Renato Tapajós. Texto apresentado no IV Colóquio do Projeto Temático “Escritas da Violência”, Campinas, IEL/Unicamp, 2010.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. In: ______. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização de Jovita Maria Gerheim
Noronha. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 13-45, 2008.
MAUÉS, Eloísa Aragão. Em câmara lenta, de Renato Tapajós: a história do livro, experiência histórica da repressão e narrativa literária. 2008. 205 f. Dissertação (Mestrado em História) – FFLCH/USP, São Paulo, 2008.
ROUANET, Sérgio Paulo. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d‟Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura e trauma: um novo paradigma. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura de testemunho: os limites entre a construção e a ficção. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, Memória, Literatura: O testemunho na Era das
catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, p. 375-386, 2003.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. 2. ed. revista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta: romance. 2. ed. revisada. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).