O móbile emperrado: contribuições de Habermas para a busca de outros consensos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X73995

Mots-clés :

O móbile emperrado, Habermas

Résumé

Habermas utiliza-se da metáfora do "móbile emperrado" a partir das leituras que fez de L. Kohlberg e dedica o último capítulo de sua obra (1989) referindo-se aos estágios de desenvolvimento moral teorizados por este autor. Com isso, Habermas aponta para a necessidade do trabalho cooperativo entre as ciências para uma outra leitura de homem e sociedade, pois as pesquisas de uma determinada área trazem a expectativa de contribuir para a reconstrução das teorias, buscando superar a visão unilateral do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Irene Mônica Knapp, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pedagoga, especialista em Gestão Educacional , mestranda em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE pela UFSM , pesquisador do CNPq

Références

COSTA, Cláudio. Filosofia da Linguagem. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica. Trad. Álvaro Valls. Porto Alegre: L & PM, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo.Trad. Guido A. De Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Trad. Flávio Beno Siebeneichler.roi de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade.Trad. Luis Sérgio Repa, Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. Org, e introd. Patrick Savidan. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MARCONDES, Danilo. A pragmática na filosofia contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. ,2005.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. Seleção de textos: Gérard Lebrun. Trad. e notas: Rubens R. Torres Filho. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural.

WITTGNESTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo:Abril, 1975. Col. Os Pensadores, vol. XLVI.

Téléchargements

Publiée

2006-07-01

Comment citer

Knapp, I. M., & Trevisan, A. L. (2006). O móbile emperrado: contribuições de Habermas para a busca de outros consensos. Literatura E Autoritarismo, (8). https://doi.org/10.5902/1679849X73995