Abordagens do amor romântico: aspectos históricos, sociais e literários
DOI :
https://doi.org/10.5902/1679849X18522Résumé
O presente estudo vincula-se ao projeto de pesquisa Narrativas e conhecimentos: especificidades teóricas e constituição de sentido, coordenado pela Prof.ª Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai. Considerando os caminhos cursados no desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o tema do amor para refletir sobre os possíveis conhecimentos que o processo narrativo propicia, os aspectos históricos e sociais nos quais a temática foi abordada na literatura, assim como um resgate de informações acerca das origens do tema e personagens consolidados nos romances românticos. Nessa perspectiva, delimitamos o estudo entre os amores irrealizados, os impasses responsáveis pelos impedimentos amorosos, bem como os conflitos entre a paixão e o casamento nas narrativas românticas. Para bem fundamentar esta pesquisa, tomamos o mito considerado matriz das histórias de amor, o próprio nascimento da paixão na literatura ocidental: Tristão e Isolda. O mito apresenta a visão do amor cortês e as contradições que se manifestaram desde a segunda metade do século XII entre a regra cavalheiresca e os costumes feudais. Diante da teoria do amor, abstraída do mito do amor romântico, partimos para a literatura do século XIX, considerando a presença dos amores não correspondidos. Nesta etapa, analisamos o romance de Balzac, Eugênia Grandet, que se torna exemplo da irrealização amorosa na literatura, vivida de modo mais contundente pela personagem que intitula a obra. A escolha dessa narrativa, para a análise do amor-paixão, deve-se ao fato de que o casamento é tratado como mero interesse financeiro, desconsiderando todo e qualquer envolvimento amoroso entre o casal em questão: Eugênia e Charles. Tratamos, pois, desta pluralidade significativa, deste amplo caminho trilhado não só pela literatura, mas por todos aqueles que se deixam despertar pela eternidade e fascínio dos romances românticos.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).