Os companheiros (uma história embaçada): as perspectivas em um período pós-traumático

Autores

  • Mara Lúcia Barbosa da Silva Bolsista de Pós-doutorado CAPES/PNPD do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Priscila Luísa Strenzel Graduanda em Letras – Português/ Licenciatura pela UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X9617

Resumo

O período ditatorial brasileiro influenciou de maneira direta a vida dos integrantes da sociedade da década de 1960 até 1985, tanto na parte pessoal quanto artística e literária, como no caso do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Em algumas de suas obras, na sua maioria contos, são encontrados traços da repressão sofrida na época. Os relatos de seus textos denunciam o governo opressor responsável pela privação dos sonhos, ideais e esperanças de liberdade, embora não descreva de forma explícita a ditadura militar no Brasil. Este artigo pretende discutir as experiências sociais relacionadas com a opressão, marcadas pela imposição da dor e da repressão, especificamente, no conto “Os companheiros (uma história embaçada)” que compõe o livro Morangos Mofados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Silva, M. L. B. da, & Strenzel, P. L. (2013). Os companheiros (uma história embaçada): as perspectivas em um período pós-traumático. Literatura E Autoritarismo, (21). https://doi.org/10.5902/1679849X9617