Entre o dramático e o épico: o herói negativo e as hibridizações estéticas na teledramaturgia de Dias Gomes nos anos 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X75237

Palavras-chave:

Hibridismo, Dramaturgia, Nacional-popular, Herói negativo, Televisão

Resumo

Este artigo analisa as hibridizações de diferentes matrizes estéticas nas telenovelas assinadas por Dias Gomes na década de 1970 que contaram com um herói negativo como protagonista: Bandeira 2, O Bem-Amado e Sinal de Alerta. Tucão, Odorico e Tião são figuras com condutas reprimíveis, que podem provocar estranhamento e indignação, mas também são simpáticas, cômicas e promovem identificação. Essa ambiguidade na construção remonta a um conjunto diverso de estéticas dramatúrgicas: a comédia de costumes, o teatro épico brechtiano, a tragédia, o melodrama, a farsa, a paródia e a sátira. No contexto da ditadura militar, Dias Gomes procurou dar continuidade na televisão ao projeto de constituição de um teatro político e popular, que foi consolidado nos anos 1960. Se, por um lado, essas mesclas correspondiam à plataforma político-cultural pecebista para a construção de uma “frente ampla” de resistência à ditadura e de crítica à modernização conservadora, por outro, contribuíram para a modernização da teledramaturgia nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Sacramento, Universidade Salgado de Oliveira (Universo/Niterói)

Doutor em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BORELLI, Silvia e RAMOS, José Mario Ortiz. “A telenovela diária”. In: BORELLI, Silvia; RAMOS, José Mario Ortiz e ORTIZ, Renato. Telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.

BRECHT, Bertolt. Escritos sobre Teatro (vol. 1). Buenos Aires: Nueva Visión, 1970.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2006.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Graal, 1996.

COSTA, Michel de Lucena e MACIEL, Diógenes. “Dias Gomes e O Pagador de Promessas: entre o PCB e o TBC”. In: MACIEL, Diógenes e ANDRADE, Valéria (orgs.). Dramaturgia fora da estante. João Pessoa: Ideia, 2007.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar,1997.

DIAS, José. “Evolução cenográfica de O Bem Amado de Dias Gomes, ou, confabulâncias sigilosas com todos os acautelatórios das solucionáticas cenográficas de Sucupira e seus habitantes”. Dissertação de Mestrado e Artes. São Paulo: USP, 1991.

FREDERICO, Celso. “A política cultural dos comunistas”. In: MORAES, João Quartim de (org.). História do marxismo no Brasil. Teorias. Interpretações. São Paulo: Editora da Unicamp, 2007a.

FREDERICO, Celso. “Presença de Lukács na política cultural do PCB e na universidade”. MORAES, João Quartim de (org.). História do marxismo no Brasil. Teorias. Interpretações. São Paulo: Editora da Unicamp, 2007b.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.

LUKÁCS, György. Introdução a uma Estética Marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios as mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús e REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

POSADA, Francisco. Lukács, Brecht e a situação do realismo socialista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor. “A renovação estética da TV”. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs.). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

SACRAMENTO, Igor. “Nos tempos de Dias Gomes: a trajetória de um nintelectual comunista nas tramas comunicacionais”. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2012.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

Sacramento, I. (2012). Entre o dramático e o épico: o herói negativo e as hibridizações estéticas na teledramaturgia de Dias Gomes nos anos 1970. Literatura E Autoritarismo, (7), 247–271. https://doi.org/10.5902/1679849X75237