Natureza e história em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74940Palavras-chave:
Walter Benjamin, História, NaturezaResumo
Enquanto a questão da história é um dos temas mais discutidos na obra de Walter Benjamin, a da natureza ocupa um lugar marginal na crítica benjaminiana. No entanto, o presente ensaio procura mostrar que, com a redução do papel do sujeito na modernidade, aumenta a importância de uma natureza que escapa ao seu controle. Com a rejeição de um conceito progressista de história, os acontecimentos, para Benjamin, parecem obedecer muito mais a processos conhecidos das ciências naturais do que às projeções políticas de uma sociedade moderna.
Downloads
Referências
ANZ, Thomas. “Kämpfe um die Moderne. Hinweise zue einem nach wie vor umstrittenen Begriff und zu neueren Beiträgen der Forschung”. 2009. http://www.literaturkritik.de/public/rezension.php?rez_id=12637&ausgabe=200901 ; acessado em 10/10/2010.
BAUDELAIRE, Charles. “O pintor da vida moderna”. In: BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. p. 851-881.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schiften. Vol. I. 3ª ed. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1990.
____________.Obras Escolhidas. Vol. I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. Sâo Paulo: Brasiliense, 1985.
____________. Passagens. Org. Willi Bolle. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
____________. Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
____________. Briefe. 2 vols. Organização e notas de Gershom Scholem e Theodor W. Adorno. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1966.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LEPENIES, Wolf. Das Ende der Naturgeschichte. München (Munique): Hanser, 1976.
WEIGEL, Sigrid. Walter Benjamin – Die Kreatur, das Heilige, die Bilder. Frankfurt/M.: Fischer, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).