A perspectiva queer nos contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu e as palavras, de samuel rawet: a luta contra os ideais patriarcais e a busca pela valorização da sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74767

Palavras-chave:

Homoerotismo, Queer, Preconceito, Patriarcado

Resumo

As relações homoeróticas sempre foram pouco difundidas tendo em vista o preconceito e a discriminação em torno dessa questão. Elas correspondem a um tema delicado e complexo, que vai contra os preceitos patriarcais, os quais funcionam como uma espécie de guardião dos valores éticos e morais. Na tentativa de minimizar os efeitos normativos e repressivos advindos do patriarcado, surge o movimento queer. Levando em consideração tais aspectos, este trabalho terá como corpus de análise os contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu (1984), e As palavras, de Samuel Rawet (1981). A escolha destes textos deve-se ao conteúdo de crítica social que ambos expressam, no intuito de revelar o grande preconceito sofrido por aqueles que assumem sua identidade sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Studzinski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Mestranda em Letras na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen – RS. 

Referências

BREU, Caio Fernando. Morangos mofados. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FOSTER, David William. Producción cultural e identidades homoeróticas: teoría y aplicaciones. San José:Editorial de la Universidad de Costa Rica, 2000.

RAWET, Samuel. Que os mortos enterrem seus mortos. Vertente: São Paulo, 1981.

http://www.farofadigital.com.br/queer_sapiens.htm Acesso em: 11-02-2010

http://www.gospelprime.com.br/homossexualismo-a-posicao-da-igreja-contra-ele/ Acesso em: 11-02-2010

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Karine Studzinski. (2023). A perspectiva queer nos contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu e as palavras, de samuel rawet: a luta contra os ideais patriarcais e a busca pela valorização da sexualidade. Literatura E Autoritarismo, (4). https://doi.org/10.5902/1679849X74767