Estética e horror: o monstro, o estranho e o abjeto

Autores

  • Marcelo Rodrigues de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74471

Palavras-chave:

Estética, Horror, Monstro, Estranho, Abjeto

Resumo

O propósito deste trabalho é refletir a respeito do tema Estética e Horror, evidenciando seu caráter teórico e as três principais categorias estudadas: o monstro, o estranho e o abjeto. O trabalho, desenvolvido no projeto Literatura e Autoritarismo, tenta mostrar como a criação artística tem encontrado no horror uma das formas mais expressivas das tendências do espírito contemporâneo, dos problemas que o investem e das significações que sua linguagem pretende transmitir, já que às formas de horror parecem haver convergido as angústias e as perturbações de uma época que se vivencia e se concebe como apocalíptica. O horror, como gênero artístico, chama a atenção à medida que suas estruturas são dispostas de maneira a articular a ansiedade difundida em tempos de tensão. A sensação de paralisia gerada por choques e pela incapacidade de lidar com situações-limite, inconcebíveis e inacreditáveis, encontra nas figuras monstruosas, abjetas e estranhas sua principal causa e configuração. A reflexão sobre o modo como a literatura trata a estética horrorífica mostra que o horror, como categoria artística, carrega em si condições para configurar um universo próprio de existência, gerar ambientes fantasmagóricos e falar daquilo que é indizível por meio de elementos contraditórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues de Moraes

Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, USP

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Campinas: Papirus: Ed. Unicamp, 1993.

CARROLL, Noël. A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração. Campinas: Papirus, 1999.

FREUD, Sigmund. Lo siniestro. In: _____. Obras Completas. Tomo III. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007.

JEHA, Julio. Monstros e monstruosidades na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l'horreur. Essai sur l'abjection. Paris: Éditions du Seuil, 1980.

NAZÁRIO, Luiz. O Medo no Cinema. São Paulo: Coleção Estudos e Debates Colégio Bandeirantes, 1986.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Do Delicioso Horror Sublime ao Abjeto e à Escritura do Corpo. In: ANDRADE, Ana Luiza; CAMARGO, Maria Lucia de Barros; ANTELO, Raúl (orgs.). Leituras do Ciclo. ABRALIC. Chapecó: Ed. Grifos, 1999.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2008-11-16

Como Citar

Moraes, M. R. de. (2008). Estética e horror: o monstro, o estranho e o abjeto. Literatura E Autoritarismo, (1). https://doi.org/10.5902/1679849X74471