'Rap' nacional: estabilização do discurso da violência ou construção de uma nova identidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74305

Palavras-chave:

Rap nacional, Violência, Identidade, Representação, Tragédia contemporânea

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da produção poético-cultural do rap nacional que se relacionam à questão da violência – social, econômica, urbana, discursiva – e de temas que a ela se ligam, como identidade e representação. Faz-se, para tanto, uso de elementos da poética aristotélica, sobretudo do mito do “herói”, como modo de filiar o rap, ao menos em partes, ao gênero trágico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Andreu da Fonseca, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutoranda em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Bolsista do CNPq

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: Aristóteles. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

FINAZZI-AGRÓ, Ettore; VECCHI, Roberto; AMOROSO, Maria B. (orgs.). Travessias do pós-trágico: os dilemas de uma leitura do Brasil. Vol. 1. São Paulo: Unimarco, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. T. T. Silva e G. L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARDMAN, Francisco F. Homo Infimus: a literatura dos pontos extremos. In: FINAZZI-AGRÓ, E.; VECCHI, R. (orgs.). Formas e mediações do trágico moderno: uma leitura do Brasil. São Paulo: Unimarco, 2004.

MAHER, Tereza J. M. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilingüismo. In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M. (orgs.). Lingüística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

MORETTI, Franco. O grande eclipse: a forma trágica como desconsagração da soberania. In: _____. Signos e estilos da modernidade: ensaios sobre a sociologia das formas literárias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

STEINER, George. A morte da tragédia. Trad. I. Kopelman. São Paulo: Perspectiva, 2006.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Trad. T. T. Silva. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2008-11-16

Como Citar

Fonseca, A. S. A. da. (2008). ’Rap’ nacional: estabilização do discurso da violência ou construção de uma nova identidade?. Literatura E Autoritarismo, (1), e2. https://doi.org/10.5902/1679849X74305