Baudelaire e a astúcia do diabo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74015Palavras-chave:
BaudelaireResumo
A expressão “astúcia do diabo”, citada no título desta intervenção, foi retirada do poema em prosa "O jogador generoso". Nele, o poeta narra uma longa noite de jogo e de prosa com o diabo, na qual este afirma em certo momento que só temeu a perda de seu poder quando ouviu de um “sutil pregador” as seguintes palavras: “Meus caros irmãos, jamais vos esqueçais, quando ouvirdes exaltar o progresso das luzes, de que a mais bela das astúcias do diabo é a de vos persuadir de que ele não existe!” Com efeito, para Baudelaire, o diabo não apenas existe como preside à lógica da existência humana: como já escrevia o poeta desde o poema "Ao leitor", que prefacia suas Flores do mal, “é o diabo que segura o fio que nos move”. Ou seja, o diabo existe e vive em nós.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. “Petits poèmes en prose”. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1968.
BAUDELAIRE, C. “Mon coeur mis à nu”. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1968.
BAUDELAIRE, C. “Les fleurs du mal”. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1968.
BAUDELAIRE, C. “TéophileGautier”. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1968.
BAUDELAIRE, C. “Mon coeur mis à nu”. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1968.
BENJAMIN, W. Le concept de critique esthétique dans le romantisme allemand. Trad. de Philippe Lacoue-Labarthe et Anne-Marie Lang. Paris: Flammarion, 1986.
BENJAMIN, Walter. Origine du drame baroque allemand. Trad. de Sibylle Muller et André Hirt. Paris: Flammarion, 1975.
BENJAMIN, W. “Zentralpark”. Trad. de Jean Lacoste.Revue d’esthétique. Walter Benjamin. Paris: Jean-Michel Place: 1990.
HIRT, André. “De Baudelaire à Hegel”. Il faut être absolument lyrique. Une constellation de Baudelaire. Paris: Kimé, 2000, p.194-195.
HIRT, André. Baudelaire. L’exposition de la poésie. Paris: Kimé, 1998.
MCGINNIS, Reginald. La prostitution sacrée. Essai sur Baudelaire. Paris: Belin, 1994.
OEHLER, Dolf. Quadros parisienses. Estética antiburguesa 1830-1848. Trad. José Marcos Macedo, Samuel Tintan Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RAULET, Gérard. Walter Benjamin. Paris: Ellipses, 2000.
SOLLERS, P. “Le désir”. La guerre du goût. Paris: Gallimard,1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).