Considerações sobre as críticas ao autoritarismo e poder da Igreja Católica presentes na obra Memorial do Convento, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73992Palavras-chave:
José Saramago, Memorial do convento, Autoritarismo, Igreja católica, Poder, CríticaResumo
Tentando encontrar contrapontos entre ciência e arte, ou, mais especificamente, entre as ciências sociais e a literatura, tecemos, neste artigo, algumas considerações sobre as críticas ao autoritarismo e ao poder da Igreja Católica, presentes na obra Memorial do Convento, de José Saramago.
Downloads
Referências
GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante: ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: Editora da USP, 1993.
IANNI, Octavio. Sociologia e Literatura. In: SEGATTO, José Antonio; BALDAN, Ude (Org.). Sociedade e Literatura no Brasil. São Paulo: Ed. da Unesp, 1999.
CARDOSO, Luis Miguel Oliveira. José Saramago, um prêmio Nobel levantado do chão:uma escrita de subversão na subversão da escrita. Disponível em: http://www.Ipv.pt/millenium/pers12_sar.htm. Acesso em 15/07/2003.
SEGATTO, José Antonio. Cidadania de Ficção. In: SEGATTO, José Antonio; BALDAN, Ude (Org.). Sociedade e Literatura no Brasil. São Paulo: Ed. da Unesp, 1999.
SARAMAGO, José. Memorial do Convento. 27 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SERRÃO, Joaquim Veríssimo. História de Portugal: Volume III - O Século de Ouro. 2 ed. Lisboa: Editorial Verbo, 1980.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).