Sargento Getúlio e o romance moderno: reflexões sobre os aspectos de representação da realidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73836Palavras-chave:
Sargento Getúlio, Romance Moderno, Representação da realidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo a análise literária da obra Sargento Getúlio de João Ubaldo Ribeiro a partir das resoluções estéticas que permitem defini-lo como Romance Moderno e dos recursos utilizados para a representação da realidade em tal obra. Dessa forma, propõe-se verificar como o personagem central mostra sua individualidade, mascarada pela relação de favor e dominação imposta pela hierarquia empregador/empregado.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: teoria do romance. Trad.: Aurora Fornoni Bernardini e outros. São Paulo, FUNDUNESP e Ed. Hucitec, 1988.
COUTINHO, Wilson. João Ubaldo Ribeiro. Um estilo da sedução. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 1998.
CUNHA, Euclides. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984.
JOZEF, Bella. A nova realidade do romance hispano-americano. In: _______. O espaço reconquistado: Linguagem e criação no romance hispano-americano contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1974.
LUKÁCS, Georg. A teoria do Romance. Trad.: Alfredo Margarido, Lisboa: Presença.
MACEDO, José Marcos Mariani de. Pósfácio a Lukács, G. A teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas cidades, Ed. 34, 2000.
MIYAZAKI, Tieko Yamaguchi. Um tema em três tempos. João Ubaldo Ribeiro, João Guimarães Rosa, José Lins do Rego. São Paulo: Unesp, 1996.
RIBEIRO, João Ubaldo. Sargento Getúlio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
ROCHA, Fátima Cristina Dias. Vozes e Subjetividade em Contraponto: Paulo Honório e Sargento Getúlio. http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno09-33.html, acessado em 11/07/2008.
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/Contemporanea/Joao_Ubaldo_Ribeiro_Sgto_Getulio_resumo.htm, acessado em 15/06/2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).