Silêncio, de Shusaku Endo, e o catolicismo japonês: uma invenção do ocidente?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73776Palavras-chave:
Literatura histórica, Literatura japonesa, Silêncio, Shusaku Endo, Cristãos no Japão, Edward Said, Representação culturalResumo
Em seu romance Silêncio, Shusaku Endo (1912-1996) apresenta um recorte da história do início do Catolicismo no Japão, no séc. XVII, quando os cristãos estão sendo perseguidos pelo xogunato, tendo como personagem principal o missionário Sebastião Rodrigues. Através da trajetória do jesuíta, Endo levantará uma série de questões sobre a absorção da religião católica no Japão. Um de seus argumentos é que o Japão é uma espécie de pântano que absorve as influências culturais alienígenas, mas as “metaboliza” e transforma numa nova realidade. Isso faria com que a situação do cristão japonês fosse muito particular por ter que vivenciar sua fé numa total falta de referências culturais. Procuraremos analisar essa abordagem nos baseando nas idéias de Edward B. Said sobre a “criação” do Oriente pelo Ocidente dos colonizadores europeus e procurando adaptá-la ao contexto cultural japonês.
Downloads
Referências
ENDO, Shusaku. Silence. Tokyo: Sophia University; Rutland, Vermont: The Charles E. Tuttle Co., 1972
GONÇALVES, Ricardo. Silêncio de Shusaku Endo 遠藤 周作. In: Bungaku! Clube de Literatura Japonesa. Universidade do Minho, 21 de julho de 2007. Disponível em < http://bungakuuu.blogspot.com/2007/07/silncio-de-shusaku-endo.html> Acesso em: 5/JUL/2010.
JOHNSTON, William. Translator´s Preface. In: ENDO, Shusaku. Silence. Tokyo: Sophia University; Rutland, Vermont: The Charles E. Tuttle Co., 1972
PAIVA, Geraldo J. A Literatura Católica Contemporânea no Japão. In: REVISTA USP, São Paulo, n.79, p. 183-194, setembro/novembro 2008. Disponível em < http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/revusp/n79/17.pdf> Acesso em: 20/JUN/2010.
SAID, Edward W. Orientalismo. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2008.
WIKIPEDIA. Companhia de Jesus. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_de_Jesus> Acesso em 9/JUL/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).