A representação da tortura em dois contos de Júlio César Monteiro Martins: “O método” e “A posição”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X53140Palavras-chave:
Conto, Júlio César Monteiro Martins, Representação, Tortura, Violência.Resumo
Nos contos “O método” e “A posição”, produzidos nos anos 70 do séc. XX, o escritor Júlio César Monteiro Martins (1955–2014) explora o motivo da tortura, denunciando-a como prática banalizada no horizonte repressivo criado pela ditadura civil-militar implantada no Brasil a partir de 1964. Neste artigo, faremos uma leitura crítica dos dois contos, cotejando-os para refletir sobre a problemática da representação da violência extrema na literatura e suas implicações estéticas e éticas.Downloads
Referências
AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Ática, 1979.
BARTHES, R. Estrutura da notícia. In: ___. Crítica e verdade. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 57–67.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. In: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas, v. 1). São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 197-221.
CANDIDO, A. A nova narrativa. In: ___. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p.199–217.
CUNHA, L. C. A repórter pergunta e o ministro gagueja. Observatório da Imprensa, 19 ago. 2014. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/educacao-e-cidadania/caderno-da-cidadania/_ed812_a_reporter_pergunta_o_ministro_gagueja/. Acesso em: 08 ago. 2020.
FAVERO, D. Insetos em genitália e éter eram formas de tortura. Portal Terra, 10 dez. 2014. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/insetos-em-genitalia-e-eter-eram-formas-de-tortura,5b0b4810e653a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html. Acesso em: 08 ago. 2020.
FREUD, S. Luto e melancolia. Trad. Marilene Carone. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 32, p. 128–142, 1992. Disponível em http://novosestudos.uol.com.br/v1/files/uploads/contents/66/20080625_luto_e_melancolia.pdf. Acesso em: 21 mar. 2019.
FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção. Trad. Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, s/v, n. 53, p. 166–182, 2002. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195/35933. Acesso em: 05 ago. 2015.
MARTINS, J. C. M. O método. In: ___; ABREU, C. F.; ANDRADE, J. R.; BARRETO, A.; EMEDIATO, L. F.; PELLEGRINI Jr., D. Histórias de um novo tempo – o novíssimo conto brasileiro. Rio de Janeiro: Codecri, 1977. p. 19–21.
MARTINS, J. C. M. A posição. In: ___. Sabe quem dançou?. Rio de Janeiro: Codecri, 1978. p. 117–120.
RODRIGUES, N. Teatro Completo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982/1984.
SÜSSEKIND, F. Literatura e vida literária – Polêmicas, diários & retratos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
TELES, M. A. A. Violações dos direitos humanos das mulheres na ditadura. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 1001 – 1022, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ref/v23n3/0104-026X-ref-23-03-01001.pdf. Acesso em 08 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).