Ao ser perguntado por um poema de guerra: William Butler Yeats e o papel do poeta durante a Primeira Guerra Mundial

Autores

  • Marina Naves
  • Valéria Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X44338

Palavras-chave:

William Butler Yeats, Primeira Guerra Mundial, nacionalismo irlandês.

Resumo

Partindo da análise de dois poemas escritos por W. B. Yeats, On being asked for a war poem e An Irish airman foresees his death, discute-se, sob a perspectiva do nacionalismo anticolonial irlandês, o papel do poeta durante a Grande Guerra. Em Yeats, tal ofício não é criar um ideário militar glorioso (ou, ainda, expressar os traumas do soldado britânico que defende sua terra), mas manter-se calado — como no primeiro poema — ou, ainda, de expor a estupidez, insolência e frivolidade que o conflito para ele representava. Pelo autor apreende-se, também, a expressão da triste e peculiar contradição que é morrer por uma nação que não se ama — pior, que mantém dominada a sua própria pátria —, como aparece no segundo poema. Desse modo, destrinchando as duas obras é possível, também, reler a Primeira Guerra Mundial por meio de um olhar que não se volta para manutenção de disputas e políticas imperialistas; pelo contrário, que as contrapõe e as questiona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Naves

Graduanda em Letras na UFMG

Valéria Pereira, UFMG

Professora adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e coordenadora pedagógica de língua alemã na iUFMG. Atual coordenadora do NEGUE (Núcleo de Estudos de Literatura e Guerra) e membro do NEUFIC (Núcleo de Estudos de Utopismos e Ficção Científica).

Referências

BROSMAN, Catherine Savage. The Functions of War Literature. South Central Review, [S. l.], 1992.

FOSTER, R. F. Yeats at war: poetic strategies and political reconstruction from the Easter Rising to the Free State. Transactions of the Royal Historical Society, [S.l.], v. 11, p. 125-145, jul. 2000.

KIBERD, Declan. Inventing Ireland. London: Jonathan Cape, 1995.

OWEN, Wilfred. The collected poems of Wilfred Owen. London: Chatto & Windus, 1963.

PADILLA, Javier. Yeats’s Meditative Spaces: Between Modernity and Coloniality. Journal of Modern Literature, Indiana, v. 41, n. 4, p. 107-124, 2018.

PEREIRA, Valéria S. “Narrar através de imagens: A representação da Batalha do Somme por Joe Sacco.” In: Literatura e Autoritarismo, Dossiê 17, 2016, p.53-61.

SAID, Edward W. Yeats and decolonization. In: EAGLETON, Terry; JAMESON, Frederic; SAID, Edward W. Nationalism, colonialism and literature. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1990.

VIEIRA, Luiz Gustavo Leitão. A escrita da guerra: areté, nóstos e kléos na análise de narrativas de guerra. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

YEATS, W. B. The collected poems of W. B. Yeats. London: Macmillan & CO LTD, 1950.

YEATS, W. B; WADE, Allan. The letters of W. B. Yeats. London: Rupert Hart-Davis, 1954.

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Naves, M., & Pereira, V. (2020). Ao ser perguntado por um poema de guerra: William Butler Yeats e o papel do poeta durante a Primeira Guerra Mundial. Literatura E Autoritarismo, (24). https://doi.org/10.5902/1679849X44338