A superação do autoritarismo em José J. Veiga
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X44285Palavras-chave:
José J. Veiga, Denúncia, Ditadura militar, FantásticoResumo
José J. Veiga (1915-1999) foi, conforme atesta grande parte da crítica literária brasileira, um dos maiores e mais importantes escritores do país, de modo que em seu universo ficcional o leitor depara-se com críticas tenazes às mazelas sociais, aliadas a circunstâncias absurdas e insólitas. Em Sombras de Reis Barbudos de José J. Veiga, subjacente ao singelo enredo, o autor realiza crítica e denúncia tenazes à ditadura militar brasileira, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, por meio do emprego de metáforas e hipérboles habilmente entretecidas em uma obra fantástica. Há articulações relevantes tanto quanto à estruturação do fantástico literário como dos significados alusivos aos abusos da ditadura, denunciados por meio da literatura fantástica.
Downloads
Referências
CASTELLO, José. José J. Veiga defende estilo despojado. O Estado de S. Paulo, São Paulo, D 3, Caderno 2, out. 1997.
CESERANI, Remo. O fantástico. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
CHKLOVSKI, Vladimir. A arte como procedimento. In: VÁRIOS. Teoria da Literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Ed. Globo, 1971. p. 39-56.
FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte Universitário, 1980.
GLOBAL, Editora. Biografia de José J. Veiga. Disponível em: <https://globaleditora.com.br/autores/biografia/?id=1777>. Acesso em: 14 de agosto de 2019.
HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1994.
MICHAELIS, Dicionário. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 14 de agosto de 2019.
REIS, Carlos e LOPES, A. C. M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
VEIGA, José J. Sombras de Reis Barbudos. 21ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
ZILBERMAN, R. O verismo e a fantasia das crianças. In: A literatura infantil na escola. 4ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Global, 1985. p. 87-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).