O “tourbillon” social: a representação da cidade moderna na poesia de Allen Ginsberg e Roberto Piva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X38447

Palavras-chave:

Modernidade, Cidade, Romantismo, Resistência, Poesia Moderna, Geração Beat

Resumo

A desordem quantitativa que caracteriza a modernidade, personificada pelo ambiente urbano, afeta a subjetividade dos indivíduos que nela estão inseridos, e, consequentemente, as suas relações, que sofrem com a alienação dos sentimentos. O pensamento romântico do século XIX, como crítica à realidade burguesa, expõe o vazio existencial do sujeito que se sente desajustado à vida moderna. E no século XX esse espírito ainda ilumina a mente dos poetas, que continuam na busca por formas de se colocar em oposição à desumanização do homem. Desta forma, este artigo tem como objetivo refletir, por meio da análise comparativa, como a poesia da segunda metade do século XX encena o sentimento de revolta, romântico por excelência, à cidade como ambiente de alienação, partindo dos modernistas da década de 50, representados pelo poeta beatnik norte-americano Allen Ginsberg, para compreender os modernistas da década de 60, representados pelo poeta brasileiro Roberto Piva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lochini, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, na área de Teoria e Crítica da Poesia. Possui graduação em Letras pela UNESP/Assis.

Paulo Andrade, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, Sp

Professor do Departamento de Literatura da UNESP/Araraquara, na área de Teoria da Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Obras Completas VI: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ARRIGUCCI JR., Davi. O guardador de segredos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Ed. e trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BENJAMIN, Walter. On Hashish. Trad. Howard Eiland. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BLAKE, William. O matrimônio do Céu e do Inferno; O livro de Thel. Trad. José Antônio Arantes. São Paulo: Iluminuras, 1987.

CANDIDO, Antonio. Romantismo, negatividade, modernidade. Anuario del Colegio de Estudios Latinoamericanos. Universidad Nacional Autónoma de México. Vol. 01, 2006, p. 137-141.

COHN, Sergio. (Org.). Encontros: Roberto Piva (Entrevistas). Rio de Janeiro: Azougue, 2009.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo : Perspectiva, 1991.

FRYE, Northrop. Anatomia da Crítica. Trad. Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.

GINSBERG, Allen. Deliberate Prose: Selected Essays 1952-1995. New York: Harper Collins, 2000.

GINSBERG, Allen. Howl and other poems. Mansfield Centre: Martino Publishing, 2014.

GINSBERG, Allen. Uivo, Kadissh e outros poemas. Trad. Claudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 2010.

HUNGRIA, C; D’ELIA, R. Os dentes da memória – Piva, Willer, Franceschi, Bicelli e uma trajetória paulista de poesia. Rio de Janeiro: Azougue, 2011.

LÖWY, Michael. A estrela da manhã: surrealismo e marxismo. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin – Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

LÖWY, M; SAYRE, R. Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. Trad. Nair Fonseca. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

PEIXOTO, Nelson Brissac. “Cidades desmedidas”. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, pp. 519-534.

PIVA, Roberto. Paranoia. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2000.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana. Rio de Janeiro. Vol.11, n.2, oct. 2005.

SPITZER, Leo. “La enumeración caótica en la poesía moderna”. In: Leo Spitzer. Linguística e historia literaria. 2 ed. Madrid: Editorial Gredos, 1989, pp. 247-291.

WISNIK, José Miguel. “Iluminações profanas (poetas, profetas, drogados)”. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 283-299.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Lochini, P., & Andrade, P. (2019). O “tourbillon” social: a representação da cidade moderna na poesia de Allen Ginsberg e Roberto Piva. Literatura E Autoritarismo, (22). https://doi.org/10.5902/1679849X38447