O dispositivo da delação nas obras Soledad no Recife e No corpo e na alma

Autores

  • Samantha Carolina Vieira de Oliveira Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X35244

Palavras-chave:

Delação, Dispositivo, Ditadura Militar, Corpos matáveis, Poder Soberano

Resumo

No cerne desta produção a relevância teórica é discutir a respeito do dispositivo da delação, elemento presente no romance Soledad no Recife do autor Urariano Mota e no testemunho No corpo e na Alma de Derlei Catarina de Luca, partindo de uma análise comparativa entre as obras. Para tal objetivo uso como ferramenta a metodologia arqueológica – ensinada por Michael Foucault – para identificar as facetas daquilo que nomeio como dispositivo da delação e as conjecturas do teórico Giorgio Agamben, que nos ajuda a pensar a respeito do poder Soberano e os corpos matáveis, tendo em vista que as narrativas têm como composição de enredo o período ditatorial brasileiro, cuja perseguição e violência aos militantes era prática habitual do regime. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Carolina Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestranda em Estudos Literários junto ao programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Tradução Nicéia Valdati. 2005.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo :Fatos e Mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. 4ª Ed. Vol 1. 1970.

DE LUCA, Derlei Catarina. No corpo e na Alma. Criciúma: Ed. do autor, 2002.

DE MAGALHÃES, Marionilde. A lógica da suspeição: sobre os aparelhos repressivos à época da ditadura militar no Brasil. Rev. bras. Hist. vol. 17 n. 34 São Paulo 1997.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: O mistério de Ariana. Ed. Vega-passagens. Lisboa, 1996. Tradução e prefácio de Edmundo Cordeiro.

FAÉ, Rogério. A genealogia em Foucault. Psicologia em Estudo, Maringá, v.9, n.3, p. 409-416, set/dez, 2004.

FERREIRA, Sandro. Agamben e a vida nua: produto final da máquina antropológica. Entrevista concedida ao IHU Online. Edição 239. Outubro, 2007. Acesso: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1385&secao=239

FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Organização e introdução Roberto Machado. 5ª edição. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete, 42. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michael. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 5ª Edição, Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MOTA, Urariano. Soledad no Recife. São Paulo. Boi Tempo, 2009.

ROLIM, Adriana. “Ajude a proteger sua vida e a de seus familiares”: as práticas públicas de delação e caça o inimigo objetivo na doutrina de segurança nacional, através dos cartazes de procurados. Encontro estadual de história. São Leopoldo, RS. Brasil. 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

de Oliveira, S. C. V. (2019). O dispositivo da delação nas obras Soledad no Recife e No corpo e na alma. Literatura E Autoritarismo, (21). https://doi.org/10.5902/1679849X35244