O discurso ideológico-nacionalista em cartilha distribuída pelo exército do RS durante o período ditatorial no brasil

Autores

  • João Paulo Massoti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Silvia Niederauer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27977

Resumo

Este artigo se propõe a pensar a Ditadura Militar brasileira e a reprodução do seu pensamento ideológico através do estudo do discurso na Carta a um recruta entregue aos jovens em idade para o alistamento militar no ano de 1968 no Estado do Rio Grande do Sul. Escrita pelo Ten. Cel. Jonas Correia Neto e expedida pelo Ministério do Exército sob a supervisão e coordenação da Secretaria de Educação e Cultura - Coordenação de Educação Moral e Cívica do RS, a carta possui uma voz paternal que se propõe a mostrar ao jovem que o melhor caminho a seguir é o da ordem e da obediência. Para pensar ideologia será elaborada uma construção conceitual baseada no estudo das realidades vividas pela sociedade no contexto histórico geral (a ditadura), visando compreender as inúmeras incoerências presentes na carta (discurso militar), a fim de atenuar ou minimizar as arbitrariedades cometidas em nome do Estado. O estudo proposto apresenta aporte teórico a partir da concepção de ideologia de autores como Slavoj Zizek e Sigmun Freud que discorrem sobre o modo inconfesso de servir algum interesse particular de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Massoti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Letras – URI Câmpus FW.

Silvia Niederauer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Letras – Docente na URI Câmpus FW.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

CORREIA NETO, Jonas. Carta a um recruta. Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação e Cultura, 1967.

FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda. Os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil Republicano. O tempo da ditadura. Regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FREUD, Sigmund. Duas massas artificiais: igreja e exército [1921]. In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Tradução e notas Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Massoti, J. P., & Niederauer, S. (2017). O discurso ideológico-nacionalista em cartilha distribuída pelo exército do RS durante o período ditatorial no brasil. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27977