O testemunho na poesia lírica: inflexões e reflexões a partir de um poema de Thiago de Mello
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X25575Palavras-chave:
Lírica, Testemunho, Poesia brasileira, Thiago de MelloResumo
Este artigo discute, em linhas gerais, algumas tensões, impasses e particularidades do testemunho ao se manifestar na poesia lírica. Embora ainda ocupe uma posição marginal dentro das investigações sobre o testemunho na literatura brasileira, percebemos em nosso repertório poético uma presença abundante, e decisiva, de elementos testemunhais, como a escrita do trauma, o desejo de resistência e a conturbada aproximação entre realidade e memória, ética e estética. Com base no desenvolvimento dessas considerações, proponho uma breve análise do poema “Iniciação do prisioneiro”, de Thiago de Mello, destacando como este relato poético sobre o período em que o autor ficou preso nos porões da ditadura pode ser compreendido à luz do conceito de testemunho.Downloads
Referências
DALCASTAGNÉ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora UnB, 1996.
FRIEDRICH, Hugo. A estrutura da lírica moderna. Trad. Marise M. Curione e Dora F. Da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Lembrar esquecer escrever. São Paulo: Editora 34, 2014.
GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp, 2012.
HEGEL, Friedrich. Curso de Estética – Vol. II. São Paulo: Edusp, 1998.
MELLO, Thiago de. Vento Geral: poesia reunida. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
PAULA, Marcelo Ferraz de. “O exílio de poetas brasileiros no Chile de Allende: esperança, desilução e memória”. Revista Crioula (USP). v. 11, nº 1. São Paulo, 2012.
SALGUEIRO, Wilberth (org). O testemunho na literatura. Vitória: Edufes, 2011.
SELIGMANN-SILVA, Marcio (org). História, Memória, Literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-03-16 (2)
- 2017-01-11 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).